Quais os sintomas de alergia a inhame?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Nem todo tipo de inhame pode ser consumido cru! Uma de suas espécies, o taro, que é peludinho, pode causar alergia devido ao alto teor de ácido oxálico. Pessoas sensíveis ao ácido podem sentir coceira, ardência ou vermelhidão em lábios, boca e mãos, além de problemas mais sérios como diarreia e intoxicação alimentar.

O inhame só deve ser consumido cozido, porque a versão crua desse tubérculo é rica em oxalato, um composto que, quando ingerido em excesso, impede a absorção de minerais como cálcio, zinco e ferro.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele.

Também é importante não exagerar na ingestão do suco de inhame porque seu alto teor de fibras pode causar efeitos adversos como náusea, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça ou vômito.

Funciona como um desintoxicante do corpo, eliminando as impurezas e resultando em uma pele mais saudável e bonita. O alimento também combate espinhas, cravos e manchas no rosto, deixando a pele macia. Ajuda, ainda, no combate contra as indesejadas celulites.

9 formas naturais de aliviar os sintomas de alergias

  1. Evite produtos com cheiro forte. Foto: Africa Studio/Shutterstock. ...
  2. Turbine a dieta com quercetina. ...
  3. Não se esqueça da limpeza nasal. ...
  4. Aumente a umidade do ar. ...
  5. Lave os olhos com soro fisiológico. ...
  6. Fique de olho na vitamina D baixa. ...
  7. Use tecidos naturais. ...
  8. Mantenha-se hidratado.

O que fazer: pode-se aplicar compressas frias nos olhos por 2 ou 3 minutos para ajudar a reduzir os sintomas, usar colírio antialérgico, como o cetotifeno, ou tomar antialérgicos, como fexofenadina ou hidroxizina, conforme orientação médica.

Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

Inhame traz benefícios para o sangue
Além de ser fonte de ferro, o inhame também conta com outros nutrientes que auxiliam na absorção e acesso ao mineral (cobre e vitamina C, respectivamente) e na produção de hemoglobina e ácido fólico (vitamina B6).

Para limpar o sangue
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

diosgenina

A grande "arma" do inhame para ajudar na fertilidade feminina é a presença do fito-hormônio "diosgenina" em sua composição nutricional. Essa substância, segundo a nutricionista Laura Uzunian, é responsável por estimular a produção de hormônios sexuais no organismo da mulher, aumentando as probabilidades de gravidez.

Uma de suas espécies, o taro, que é peludinho, pode causar alergia devido ao alto teor de ácido oxálico. Pessoas sensíveis ao ácido podem sentir coceira, ardência ou vermelhidão em lábios, boca e mãos, além de problemas mais sérios como diarreia e intoxicação alimentar.

Ambos são ricos em ferro e vitaminas do complexo B
Além de serem uma fonte importante de ferro, o inhame e o cará também têm grande concentração de vitaminas do complexo B. Ou seja, são fundamentais para a saúde do sistema nervoso, aumentam a energia do corpo e também melhoram o metabolismo.

Cozinha medicinal: Emplastro de inhame
Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas.

O início da reação costuma ser progressivo e geralmente dura de sete a dez dias quando tratada adequadamente.

Vejamos, a seguir, alguns dos antialérgicos naturais que te ajudarão a prevenir ou a reduzir os sintomas associados à alergia:

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Quais são os sintomas? Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.