Quais os sintomas de água na cabeça?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Os sintomas incluem:

  • dor de cabeça.
  • náuseas e vômitos.
  • perda do apetite.
  • irritabilidade.
  • sonolência.
  • alterações de personalidade.
  • desorientação.
  • problemas visuais, como visão borrada.

Diagnóstico. O diagnóstico de hidrocefalia é feito pela história clínica e por exames de imagem que mostram os ventrículos aumentados. Quando há suspeita de HPNI, é realizado o teste terapêutico denominado Tap-Test. Inicialmente, o paciente passa por avaliação da memória cognitiva e por testes de marcha.

Hidrocefalia Congênita
Pode ocorrer devido a fatores genéticos que levam à má-formação do sistema nervoso central. Entre as causas, podemos citar o uso de drogas pela gestante durante a gravidez ou infecções como toxoplasmose, sífilis, rubéola e citomegalovírus.

A sensação de pressão na cabeça pode estar associada a diversas causas, como fadiga e estresse, bruxismo e mordida errada, má postura e contraturas cervicais, sinusite e enxaqueca.

Estresse: Dores de cabeça devido à ansiedade podem ocorrer como uma resposta física ao sofrimento emocional. Falta de sono: Pessoas com problemas de ansiedade têm dificuldade de dormir, desencadeando ataques de enxaqueca. Sensibilidade à dor: As pessoas que regularmente têm dores de cabeça são mais sensíveis à dor.

A hidrocefalia aguda é uma doença muito perigosa que pode evoluir rapidamente e levar ao coma e até a morte. Entretanto, a hidrocefalia também pode se desenvolver de forma um pouco mais lenta e progressiva dependendo da causa.

Hidrocefalia adquirida
Nesse caso, dentre os principais sintomas apresentados, destaca-se as dores de cabeça constantes, náuseas e vômitos, perda do apetite, sonolência, alterações de personalidade, incluindo irritação, problemas visuais, convulsões, incontinência urinária e dificuldade para caminhar.

Tratando a Hidrocefalia
Contudo, na maioria dos casos o tratamento definitivo da hidrocefalia necessitará de uma intervenção cirúrgica. A cirurgia para tratamento da hidrocefalia poderá ser realizada de duas formas: Implante de sistema tubular que irá derivar (desviar) o LCR para fora do cérebro: derivação ventricular.

Em crianças um pouco maiores e em adultos causa dor de cabeça, alterações visuais, náuseas e vômitos. Todos os sintomas são comuns em portadores de hidrocefalia – doença que pode ocorrer em qualquer fase da vida do paciente, porém com maior incidência em recém-nascidos e lactentes.

Os médicos podem suspeitar de hidrocefalia de pressão normal quando as pessoas apresentam os três sintomas típicos: Dificuldade ao andar. Incontinência urinária. Demência.

As crianças com hidrocefalia têm expectativa de vida normal, mas são mais propensas a ter dificuldade de aprendizado ou demoram mais tempo que as crianças normais para andar, falar, etc.

Pacientes com hidrocefalia avançada e não tratada podem apresentar convulsões, que podem piorar progressivamente. Demência e/ou problemas de controle da bexiga geralmente aparecem após distúrbios da marcha, à medida que a condição progride.

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

Dificuldade para andar, descontrole urinário e alterações cognitivas, como perda da memória, são sintomas típicos de hidrocefalia nos idosos. Essa doença, que quer dizer "água na cabeça", refere-se ao acúmulo de liquor (também conhecido como liquido cefalorraquidiano) nos ventrículos cerebrais.

A dor de cabeça induzia pela hipertensão arterial costuma ocorrer quando há elevações súbitas da pressão arterial, geralmente acima de 180/120 mmHg. A dor costuma atingir os dos lados da cabeça, de forma latejante.