Quais os sintomas das Carotidas entupidas?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Sintomas da Doença das Carótidas

  • Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa conhecida.
  • Perda repentina da visão de um dos olhos.
  • Perda da força e sensibilidade em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade de falar ou de compreensão.
  • Tontura ou perda do equilíbrio.

Drogas antiplaquetárias (como a aspirina, o clopidogrel e a ticlopidina) são eficazes na redução de recorrências de AIT ou AVC. A aspirina é o medicamento mais estudado e de menor custo, com eficácia em doses a partir de 50 mg.

O Doppler de carótidas é um exame de ultrassonografia com doppler colorido que é realizada sobre as artérias carótidas.

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

Tratamento da doença das artérias carótidas
E para casos mais graves da doença, pode ser necessário a realização de cirurgia para retirar a placa de gordura responsável pelo estreitamento.

Os sintomas de obstrução aguda incluem dor, palidez, parestesia, ausência de pulso, poiquilotermia e paralisia. A obstrução crônica tem como sintoma principal a claudicação intermitente. Quanto às veias, o entupimento geralmente acontece em trombose venosa, causando dor e inchaço.

Vitamina K2 MK

A vitamina que limpa as artérias, fixa o cálcio nos ossos e rejuvenesce! Promove a saúde cardiovascular e restauração óssea! O que é a Vitamina K2 MK-7? Vitamina K2 MK7, é uma vitamina lipossolúvel que se apresenta sob a forma de menaquinona (K2).

A maioria das pessoas recebe nitroglicerina, que alivia a dor pela diminuição da pressão arterial, reduzindo assim a carga de trabalho do coração, possivelmente pela dilatação das artérias. Normalmente, ela é administrada sob a língua primeiramente e, em seguida, por via intravenosa.

O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Doença das Carótidas
Com as paredes da artéria mais estreitas, o fluxo sanguíneo passa a ter dificuldade em circular pela região, provocando muitas vezes o refluxo sanguíneo ou a falta de oxigenação e irrigação de tecidos e órgãos.

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como telangiectasias (vasinhos), varizes e trombose.

- Corte o limão ao meio, descarte o miolo – aquela parte branquinha no centro da fruta, pois deixa a bebida amarga. - Descasque o alho, o gengibre e coloque no liquidificador, juntamente com o limão e bata até processar bem todos os ingredientes. - Se necessário, coloque um pouco de água, para facilitar.

A realização do doppler de carótida é normalmente indicado pelo cardiologista quando a pessoa possui histórico pessoal ou familiar de colesterol alto, possui doenças crônicas ou hábitos de vida que poderiam favorecer o acúmulo de gordura no interior da carótida.

O ideal é que todas as pessoas façam esse tipo de exame, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, como fumantes, hipertensos, diabéticos, obesos e pacientes sedentários.

A prevalência de estreitamento carotídeo moderado (maior que 50%) é de 0,2% em pessoas abaixo dos 50 anos, aumentando para 7,5% a partir dos 80 anos. Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença aterosclerótica na carótida são hipertensão arterial, tabagismo, diabetes mellitus e aumento do colesterol.

Aumente a ingestão de fibras.
Quanto maior é o teor de fibras de um alimento, mais ele ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicemia. Consuma frutas, verduras e legumes sempre que possível, como: Feijão.