Quais os sintomas da Uncoartrose?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A uncoartrose não causa sintomas na maioria das pessoas. Quando os sintomas ocorrem, incluem dor e rigidez no pescoço . Se a medula espinhal ou raízes nervosas forem comprimidas, o paciente pode experimentar dormência nos braços e mãos e falta de coordenação dos movimentos.

A radiografia pode revelar uma compreensão da linha articular ou a presença de osteófitos que ratificam um quadro de artrose. O tratamento da artrose cervical é feito por meio de exercícios físicos e sessões de fisioterapia.

A artrose da coluna pode ocasionalmente ser denominada uncoartrose, artrose espinhal ou osteoartrite da coluna. A artrose comumente afeta o pescoço e a parte inferior das costas, embora também possa afetar os segmentos torácico, sacral e do cóccix da coluna.

Como tratar a uncoartrose? Nos casos mais simples, o tratamento é basicamente sintomático com analgésicos e anti-inflamatórios.

Em geral, a doença é tratada com uma combinação de fisioterapia, exercícios orientados (como a natação) e medicamentos. No período de tratamento, é importante não pegar peso e ficar atento para evitar posturas incorretas que possam agravar o quadro.

Artrose na Coluna Cervical
Nos dias atuais, isso é ainda mais frequente devido à má postura crônica da população. Os sintomas podem variar, sendo comum a dor na região cervical (pescoço), torcicolos, dor irradiando para escápulas, ombros, braços e mãos, até mesmo dor ou dificuldade para engolir (disfagia).

Como dito anteriormente, a cirurgia da coluna cervical é indicada somente nos casos em que o tratamento conservador – clínico e farmacológico – não oferece melhora ao paciente. O especialista responsável pelo tratamento da hérnia de disco cervical e realização da cirurgia é o médico neurocirurgião.

Desidratação discal é uma condição degenerativa do disco intervertebral, que acomete essa estrutura tão importante para o funcionamento da coluna. Este problema atinge o núcleo pulposo do disco, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

Quando se está com dor na cervical, é importante buscar uma posição adequada para o descanso noturno. Dormir de lado, com um travesseiro que preencha o espaço entre o pescoço e o ombro, pode ajudar a aliviar a pressão na região da nuca.

Os sinais de uma cervical inflamada podem variar dependendo da gravidade da inflamação e do motivo que a causou. Um dos sintomas mais proeminentes é a dor localizada na região do pescoço, frequentemente acompanhada de uma sensação de rigidez.

Dor: É o sintoma mais comum da artrose na coluna. Pode variar em intensidade, desde leve e ocasional até constante e debilitante. A dor geralmente piora com o movimento e pode ser aliviada com o repouso.

A artrose provoca, ainda, inchaço nas articulações afetadas e sensação de queimação em certos pontos. Em alguns casos, é possível perceber estalos ao movimentar as articulações, ou mesmo rangidos.

Educação do paciente e modificações nas atividades da vida diária4. Além dessas medidas, a prática de exercícios físicos, massagens, utilização de bolsas térmicas, acupuntura, e estimulação nervosa elétrica (TENS) são apontadas como medidas auxiliares e experimentais para o alívio das dores causadas pela artrose4.

Medicamentos para a artrose na coluna
Anti-inflamatórios não esteróides: aliviam dores e inchaços. Ibuprofeno e naproxeno são alguns deles.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.