Quais os sintomas da síndrome de Hunter?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os portadores da síndrome de Hunter podem apresentar também perdas auditivas, espessamento das válvulas cardíacas – que acarreta um declínio das funções cardíacas – doença por obstrução das vias aéreas, apnéia do sono, aumento de fígado e baço. A amplitude dos movimentos e a mobilidade também podem ser afetadas.

Tratamento de mucopolissacaridose
A terapia de reposição enzimática vitalícia está sendo utilizada para tratar alguns tipos de mucopolissacaridose e pode prevenir a piora dos distúrbios e reverter algumas das complicações. Um transplante de medula óssea ou um transplante de células-tronco.

A Síndrome de Morquio A, conhecida também como MPS IV, é uma doença genética muito rara e hereditária que afeta o desenvolvimento do esqueleto, especialmente da coluna enquanto o restante do corpo mantém seu crescimento normal.

A síndrome de Turner é causada pela deleção parcial ou integral de um dos dois cromossomos X. Meninas com essa síndrome são normalmente baixas e têm pele frouxa na parte de trás do pescoço, além de dificuldades de aprendizagem e uma incapacidade entrar na puberdade.

A síndrome de Hurler é causada por mutações no gene IDUA (4p16.3), levando a deficiência completa na enzima alfa-L-iduronidase e a acumulação lisossomal de sulfato dermatano e sulfato de heparano.

A Síndrome de Ondine, ou síndrome da hipoventilação central congênita (CCHS), é uma doença genética rara, causada por mutação no gene PHOX2B, localizado no cromossomo 4, que gera uma desordem no sistema nervoso central, desativando o controle automático da respiração durante a fase REM do sono.

As mucopolissacaridoses (MPS) são um grupo de doenças genéticas raras que afetam aproximadamente um em cada 22.500 bebês nascidos vivos em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas sejam afetadas.

A Mucopolissacaridose Tipo VI (MPS VI), ou Síndrome Maroteaux-Lamy, é uma doença genética rara, de herança autossômica re- cessiva, causada pela atividade deficiente da enzima N-acetilgalactosamina-4-sulfatase ou arilsulfatase B (ASB), responsável pela de- gradação do glicosaminoglicano (GAGs) der- matan sulfato (DS), ...

Na Triagem Específica para Mucopolissacaridoses são realizados os testes do azul de toluidina na urina, cromatografia de glicosaminoglicanos na urina e o teste de CTMA (mucopolissacarídeos) na urina. Importante salientar a necessidade da consulta genética pré-teste e pós-teste com um Geneticista Clínico.

O diagnóstico da Mucopolissacaridose é feito por um geneticista. Para confirmar a Mucopolissacaridose, é realizado um exame de sangue para detectar a falta ou diminuição das enzimas. O diagnóstico correto da MPS é fundamental e pode propiciar melhor qualidade de vida aos pacientes.

Revisão de literatura: a mucopolissacaridose é uma desordem metabólica hereditária, causada por erros inatos do metabolismo que provocam deficiência das enzimas lisossômicas que degradam os glicosaminoglicanos, ocasionando acúmulo destes no interior dos diferentes tecidos e órgãos.

O diagnóstico definitivo da síndrome de Hunter é realizado ao se medir a atividade da I2S no soro, em leucócitos ou em fibroblastos obtidos por biopsia de pele. Em alguns portadores da síndrome de Hunter, a análise do gene que codifica o I2S pode determinar a gravidade clínica da doença.

A Síndrome de Wolf-Hirschhorn é causada pela perda de unidades que compõem o material genético do braço curto do cromossomo 4, em que o paciente perde os genes NSD2, LETM1 e MSX1.

Os sintomas incluem baixa estatura, puberdade tardia, infertilidade, malformações cardíacas, braços que dobram para fora na altura dos cotovelos, quarto metacarpo curto (osso na mão por baixo da junta) e apesar dos pacientes terem inteligência normal, é comum terem dificuldades em matemática.