Quais os sintomas da miíase?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

A presença da miíase em humanos pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

  • Sensação de ferroada na pele;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na área afetada;
  • Sensação de movimento sob a pele;
  • Ferida aberta com pus ou secreção.

Os ovos podem ser levados por moscas domésticas ou mosquitos para a pele da pessoa. "Mas as nossas miíases, essas mais problemáticas, que se alimentam de tecido vivo, que podem comer um animal ou uma pessoa viva, são ovos que são colocados em uma lesão", explica a parasitologista Silvia Monteiro.

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Miíase tem cura e o tratamento é feito através da remoção das larvas da ferida. O processo de catação (remoção) é um processo doloroso e deve ser feito o quanto antes para evitar a progressão da doença, já que as larvas destroem rapidamente os tecidos humanos.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Ela pode ser facilmente identificada, pois gera coceiras, e, no local da ferida, há a presença de larvas esbranquiçadas, que se movimentam pela área, geralmente, com a presença de secreção, explica Dra. Vitória. Além disso, o ferimento fica com um odor forte.

Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas

A doença gera muito incômodo e dor, geralmente na forma de fisgadas. Como complicações, podemos destacar a formação de abscessos e o surgimento de infecções secundárias, tais como o tétano.

Quando há sintomas, o quadro mais comum é dor abdominal, geralmente ao redor do estômago, que pode vir acompanhada de vômitos, enjoos, diarreia ou perda de apetite. Lesões na pele no local da penetração das larvas são comuns.

Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

MALATOL 1000 é um inseticida domissanitário, indicado contra mosquito e moscas, inclusive da denque e suas larvas. Também eficaz contra moscas e ácaros, sendo letal tanto pela sua injestão quanto pelo contato dos insetos alvo com MALATOL 1000.

A Miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

Quais são os sintomas de berne? A ferida do berne costuma ser pequena, como um buraquinho na pele que elimina um pus ou mesmo uma secreção mais amarelada.