Quais os sintomas da lipedema?

Perguntado por: oamorim8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Principais sintomas do lipedema

  • Dor nas pernas durante o toque ou compressão. ...
  • Inchaço simétrico nas pernas. ...
  • Assimetria entre tronco e membros inferiores. ...
  • Hematomas que surgem facilmente. ...
  • Pele com celulite (aspecto de casca de laranja) ...
  • Condição genética. ...
  • Gordura acumulada nas coxas, pernas e nos braços.

Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas foram salgadas, curadas, fermentadas ou defumadas para fins de sabor ou preservação. Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação.

O lipedema não é uma doença de causa conhecida. No geral, acredita-se que fatores genéticos, hormonais ou metabólicos podem influenciar sua ocorrência.

A principal medicação utilizada no tratamento do lipedema são os flavonoides, como o Diosmina e Hesperidina. Essas medicações agem por meio do aumento do tônus dos vasos venosos e linfáticos, facilitando a remoção de linfa dos membros, diminuindo a hipertensão linfática local e, consequentemente, os sintomas.

Associar atividade física, dieta equilibrada e controle do estresse é a chave para melhorar a inflamação e a dor do Lipedema. O exercício é ainda mais benéfico para quem está acima do peso – pode ser uma simples caminhada ou hidroginástica”, indica o Dr. Daniel Benitti.

O tratamento do lipedema consiste em:

  1. Dieta antiinflamatória;
  2. Exercícios físicos;
  3. Compressão elástica;
  4. Procedimentos adjuvantes;
  5. Medicamentos específicos.

É comum que a síndrome seja confundida com obesidade ou celulite, mas diferentemente dessas condições, os pacientes com lipedema tem um acúmulo de gordura desproporcional nos membros em relação ao restante do corpo e maior sensibilidade na região acometida, além de sentirem dor.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é clínico, onde nota-se o acúmulo de gordura em região glútea, coxas, joelhos e pernas, determinando uma desproporção entre a parte inferior e a superior do corpo, porém pode comprometer também os braços, mas poupa mãos, pés e o tronco.

Como um guia geral para os pacientes, costumo apresentar alguns exemplos de alimentos que exacerbam os sintomas do lipedema, outros que podem ser ingeridos com moderação e alguns que auxiliam, inclusive, na diminuição da micro-inflamação no tecido gorduroso. Carnes processadas, embutidos, bacon, peru.

Lipedema (síndrome gordurosa dolorosa) é uma doença crônica que ocorre na maioria das vezes em mulheres. É caracterizada por ser bilateral, com excesso simétrico de tecido gorduroso principalmente nas pernas e tornozelos, combinado a uma tendência de inchaço que piora ao ficar de pé.

Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

Todos esses problemas são resolvidos com a lipoaspiração nas coxas. O preço médio do procedimento varia entre R$ 8.500,00 e R$ 16.800,00. Porém, as variáveis que já mencionamos influenciam o valor, bem como a quantidade de gordura que o médico precisa retirar.

O lipedema é uma disfunção hereditária crónica da distribuição de gordura nas coxas, nas pernas e nas ancas. Em muitos casos, os braços também são afetados. O dorso dos pés e das mãos normalmente não sofrem de inchaço.

Escolha aves sem pele, peixe, ovos, legumes e iogurte grego sem gordura.

A maioria dos medicamentos diuréticos não ajudam a aliviar o inchaço do lipedema e podem causar complicações se usados por muito tempo. Alguns medicamentos para dor aumentam o inchaço, mais notavelmente os AINEs.

Quais os exercícios mais indicados? Os mais variados tipos de exercícios são indicados, desde caminhadas e corridas até musculação, mas os exercícios aquáticos, como hidroginástica e natação estão entre os melhores no controle dos sintomas do lipedema.

O tumor de gordura benigno é o #lipoma e o tumor de gordura maligno é o lipossarcoma. #lipedema é outra doença.

Então a drenagem linfática é somente um dos aspectos necessários no tratamento clínico do lipedema. Outras sugestões seriam a plataforma vibratória que ela estimula o retorno linfático; exercício aumentando o tônus da musculatura e o uso da musculatura como bomba para impulsionar essa linfa de volta para onde ela deve.