Quais os sintomas da hidrocefalia em idosos?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Dificuldade para andar, descontrole urinário e alterações cognitivas, como perda da memória, são sintomas típicos de hidrocefalia nos idosos. Essa doença, que quer dizer "água na cabeça", refere-se ao acúmulo de liquor (também conhecido como liquido cefalorraquidiano) nos ventrículos cerebrais.

sonolência. alterações de personalidade. desorientação. problemas visuais, como visão borrada.

Em crianças um pouco maiores e em adultos causa dor de cabeça, alterações visuais, náuseas e vômitos. Todos os sintomas são comuns em portadores de hidrocefalia – doença que pode ocorrer em qualquer fase da vida do paciente, porém com maior incidência em recém-nascidos e lactentes.

Os médicos podem suspeitar de hidrocefalia de pressão normal quando as pessoas apresentam os três sintomas típicos: Dificuldade ao andar. Incontinência urinária. Demência.

As crianças com hidrocefalia têm expectativa de vida normal, mas são mais propensas a ter dificuldade de aprendizado ou demoram mais tempo que as crianças normais para andar, falar, etc.

Diagnóstico. O diagnóstico de hidrocefalia é feito pela história clínica e por exames de imagem que mostram os ventrículos aumentados. Quando há suspeita de HPNI, é realizado o teste terapêutico denominado Tap-Test. Inicialmente, o paciente passa por avaliação da memória cognitiva e por testes de marcha.

O tratamento padrão atual para a hidrocefalia é a implantação cirúrgica de uma válvula. Uma válvula redireciona o líquido cefalorraquidiano para outra parte do corpo. Essa técnica permite que os ventrículos aumentados do cérebro retornem a um tamanho mais normal, em um esforço para aliviar os sintomas da hidrocefalia.

Na maior parte das vezes, a hidrocefalia não tem uma cura definitiva. No entanto, ela pode ser controlada e tratada por cirurgia, feita por um neurocirurgião. “Em alguns poucos casos a hidrocefalia tem cura, seja espontaneamente, seja por endoscopia.

Hidrocefalia adquirida
Nesse caso, dentre os principais sintomas apresentados, destaca-se as dores de cabeça constantes, náuseas e vômitos, perda do apetite, sonolência, alterações de personalidade, incluindo irritação, problemas visuais, convulsões, incontinência urinária e dificuldade para caminhar.

Crianças e adultos que desenvolvem hidrocefalia podem viver normalmente, a depender do caso. Por isso, o tratamento ideal é tão importante como fator para melhoria da qualidade de vida de pacientes acometidos pela doença.

Não há “cura”, mas há um controle da doença com melhora progressiva dos sintomas se ela for tratada adequadamente. O tratamento padrão consiste na colocação de uma válvula de derivação ventricular, geralmente uma derivação ventrículo-peritonial, igual à que é colocada para o tratamento das hidrocefalias comuns.

Dificuldade para andar, descontrole urinário e alterações cognitivas, como perda da memória, são sintomas típicos de hidrocefalia nos idosos.

Muitas crianças com hidrocefalia congênita podem sofrer danos cerebrais permanentes, o que pode causar inúmeras complicações a longo prazo, como: autismo (uma doença que causa problemas de comunicação e interação social) dificuldade de aprendizagem. problemas da fala.

Existem diversas causas/doenças que podem acarretar em Hidrocefalia, sendo imprescindível a avaliação do Neurocirurgião para indicar a melhor modalidade de tratamento.

A hidrocefalia é um acúmulo anormal de líquor nos ventrículos, que são as cavidades do cérebro. Esse excesso de líquido faz com que os ventrículos se alarguem, pressionando e causando disfunção das estruturas cerebrais.

Sintomas. A hidrocefalia de pressão normal é caracterizada pelo aparecimento gradual de três sintomas, geralmente na seguinte ordem: Distúrbio de movimento (problemas para caminhar), como pequenos passos trocados, tendência de queda, sensação de pés pesados ou dificuldade para usar escadas.

A obstrução das vias que transportam o LCR pode causar a Hidrocefalia, mas fatores externos também podem levar à doença, como traumas, hemorragias intracranianas, meningite, algumas doenças infecciosas, má formação congênita, tumores e cistos.

Introdução: A infecção pelo Zika vírus (ZIKV) pode ocasionar em recém nascidos de mães infectadas durante a gestação a Síndrome da Zika Congênita (SZC). Entre as alterações passíveis de ocorrer nessa síndrome, observou-se o desenvolvimento da hidrocefalia.