Quais os sintomas da falta de vitamina B6 no organismo?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

A deficiência acentuada causa irritabilidade, fraqueza, depressão, tontura, neuropatia periférica e ataques. Em lactentes e crianças, as manifestações típicas são diarreia, anemia e ataques. A deficiência pode ser causada por determinados medicamentos, como isoniazida.

Carnes como a vitela, carne de galinha, fígado de vaca e porco. Entre os peixes, a vitamina B6 pode ser fartamente encontrada na truta, atum, arenque, halibut e salmão. As nozes como avelã e amendoim também tem uma boa quantidade da piridoxina. Pão, trigo, cereais integrais como a aveia também é rica em vitamina B6.

O exame Vitamina B6 é realizado é feito a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em 8 dias úteis.

Os suplementos de vitamina B6 geralmente são indicados em casos de deficiência que pode ser causada pela baixa ingestão dos alimentos fonte dessa vitamina ou em situações que aumentam as necessidades dessa vitamina, como gravidez, doença celíaca, doença de Crohn e colite ulcerativa.

Estudos sobre as Vitaminas B6 e B12
Foram analisados cerca de 300 pacientes e descobriram que foi possível reduzir a ansiedade, o que induz também à uma redução da depressão. Esses pacientes ingeriram porções específicas das vitaminas e após 30 dias realizaram alguns testes.

As vitaminas do complexo B são importantíssimas para o organismo e devem ser tomadas pela manhã, ainda em jejum.

Pyridoxine. A Vitamina B6, também chamada de Piridoxina, é eficiente no tratamento dos cabelos, estimula a aparência saudável dos fios, combate a caspa e reduz os níveis de sebo. Na pele, age como condicionante, proporcionando uma pele mais macia e sedosa.

De acordo com o especialista, a vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro. “Nosso estudo relaciona esse efeito calmante com a redução da ansiedade entre os participantes”, afirma Field.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência. O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue.

Os alimentos ricos em vitamina B6 são principalmente os produtos de origem animal, como carnes, ovos e leite. Entre as opções de origem vegetal estão a batata inglesa, a aveia, o gérmen de trigo, o abacate e a banana. As nozes e castanhas também possuem uma quantidade considerável da vitamina.

Pela importância das vitaminas para a saúde, a deficiência é notada através de sintomas característicos, que variam de acordo com a falta de cada vitamina. Porém, a única forma de realizar esse diagnóstico com certeza é através de exames laboratoriais.

O quantidade de suplemento de vitamina B6 varia de acordo com o objetivo do uso:

  1. Como suplemento nutricional: tomar de 40 a 200 mg por dia;
  2. Deficiência causada pelo uso de isoniazida: tomar de 100 a 300 mg/dia;
  3. Em caso de alcoolismo: tomar 50 mg/dia, durante 2 a 4 semanas.

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

Vitamina B12

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

A Vitamina B6, também conhecida como Piridoxina, possui papel importante na criação de anticorpos que, por sua vez, atuam no sistema imunológico do organismo.

As vitaminas do complexo B, como vitamina B1, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina B12 regulam a produção de energia no organismo, fortalecem o sistema imunológico e mantêm a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.

Começa fazer efeito poucas horas após tomar o remédio.

Para a maioria dos adultos saudáveis, a ingestão diária recomendada de vitamina B6 é de 1,3 a 1,7 miligramas. Tal como acontece com as outras vitaminas essenciais, o corpo humano não pode produzir B6 por conta própria, então você pode obtê-la através de alimentos ou suplementos.

Depressão e ansiedade
A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.