Quais os sintomas da doença do carrapato?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A doença começa de forma repentina com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo.

O Doxifin é um medicamento antibiótico formulado à base de Doxiciclina. Ele é eficaz para o tratamento de vários tipos de infecções bacterianas como infecções respiratórias, leptospirose e gastroentéricas. Além disso ele é o medicamento mais indicado para o tratamento da Erliquiose, a famosa doença do carrapato.

A doença do carrapato pode ser tratada em qualquer fase e de maneira significativamente simples. O tratamento é feito a partir da administração de antibióticos, que devem ser prescritos exclusivamente pelo médico veterinário.

Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra. Sintomas: A doença começa de forma repentina com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e tornam-se salientes.

Não existe um tratamento caseiro para doença do carrapato cientificamente recomendado. Se o cachorro manifesta alguns dos sintomas mencionados anteriormente, é preciso levá-lo ao veterinário. Em caso de uma infestação inicial de carrapatos, porém, livrar-se deles rapidamente e preveni-los pode impedir o contágio.

Valor do teste é de R$ 20,00. O sistema ajuda o produtor no controle da população de carrapatos, orientando-o para o uso do produto mais indicado para cada propriedade, além dos intervalos corretos das aplicações.

Por exemplo, é possível saber se o cachorro está com febre caso ele apresente:

  1. Focinho quente e seco.
  2. Orelhas quentes.
  3. Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço.
  4. Tremedeiras.
  5. Olhos vermelhos.
  6. Vômito.
  7. Tosse.
  8. Perda de apetite.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Ração seca e Ração úmida
É comum que o pet perca o apetite nesse período e por isso temos que fazer o possível para que ele se alimente. Uma ração super premium é uma ótima opção uma vez que além de ser mais palatável, contém os nutrientes necessários para uma boa recuperação.

A fase crônica da doença do carrapato é caracterizada principalmente por infecções secundárias devido à baixa imunidade do animal. Além disso, a medula óssea é afetada, o que resulta em plaquetas em níveis reduzidos, anemia persistente e imunossupressão.

Existem medicamentos que podem fazer as plaquetas aumentarem, e os suplementos alimentares ricos em vitamina B12, K e ácido fólico vão fornecer alguns dos ingredientes para a produção dessas células. Peça ao médico-veterinário para orientá-lo sobre como administrar ao pet.

A doença do carrapato apresenta duas fases: a primeira delas é chamada de aguda. Já quando está em estágios mais avançados, é conhecida como crônica. Normalmente, a partir de 8 a 20 dias depois do contágio já é possível notar alguns sinais no corpo do pet.

30 dias

Doença do carrapato — tratamento
O tratamento para doença do carrapato consiste basicamente em antibióticos e dura em média de 15 a 30 dias. Em casos mais graves, onde a doença já está agravada, o cãozinho deverá ficar internado e receber transfusão de sangue.

Se for picado por um carrapato infectado, o pet pode desenvolver doenças como a babesiose e a erliquiose que provocam uma anemia muito grave. Essa debilitação pode ter consequências irreversíveis na saúde do pet, podendo levar até ao óbito.

O carrapato-estrela, da espécie Amblyomma cajennense, transmissor da doença, pode ser encontrado em animais de grande porte, além de cães, aves domésticas, gambás, coelhos e, especialmente, na capivara. O período de incubação varia de dois a 14 dias após a picada (média de sete dias).

Os sintomas surgem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato infectado. Lembre-se que às vezes o carrapato não é visto e a picada pode não ser percebida. SE APRESENTAR FEBRE APÓS FREQUENTAR ÁREAS VERDES, PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE E INFORME O PROFISSIONAL QUE ESTEVE NESSAS ÁREAS.

A febre maculosa não possui vacina, e o principal mecanismo de prevenção da doença é evitar a picada do carrapato-estrela infectado pela bactéria transmissora. Por isso, não é recomendável visitar matas e participar de atividades em áreas rurais onde há registros da doença.

A solução para acabar com carrapatos é muito simples: basta misturar duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Coloque em um spray e borrife no ambiente, seja para matar carrapato no quintal ou em outros lugares que desejar.

Proteínas como peixe, carne de frango ou boi são estimulantes para o cachorro. Misture alguma dessas proteínas com a ração, ou então com arroz cozido sem tempero. Além disso, outra forma de estímulo é levar o alimento até onde o animal estar.