Quais os sintomas da diverticulite inflamada?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Sintomas de diverticulite

  • Dor abaixo do umbigo, que se desloca para o quadrante inferior esquerdo do abdômen;
  • Prisão de ventre (constipação);
  • Diarreia;
  • Sangue nas fezes;
  • Dificuldade para urinar;
  • Febre;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fístulas;

A maioria dos pacientes que possuem diverticulose são assintomáticos . Uma parcela pequena deles apresenta dor abdominal e mudança no hábito intestinal, elevando o quadro para uma doença diverticular.

Diverticulite: dor intensa do lado esquerdo do baixo ventre pode ser sinal.

Outros alimentos que não devem ser consumidos, pois podem irritar a parede intestinal e intensificar os sintomas durante uma crise de diverticulite, são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Cacau;
  • Refrigerante;
  • Especiarias como pimenta, curry e pimentão;
  • Alimentos embutidos como salame, salsicha, linguiça, entre outros.

A mesalazina é comprovadamente o fármaco de escolha para se obter a remissão da doença na colite ulcerativa, na doença de Crohn e na doença diverticular do cólon, bem como na prevenção da diverticulite.

A TC de abdome com contraste venoso, oral e retal é o teste de escolha para confirmação de uma suspeita de diverticulite. O achado de infiltração da gordura pericólica é diagnóstico, bem como o espessamento da parede do colo e a formação de abscessos.

O paciente deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar.

Quando o paciente apresentar sintomas abdominais inespecíficos, sem sinais de inflamação ou infecção, a colonoscopia é o exame de escolha. Com ela, é possível afastar a neoplasia e diagnosticar a doença diverticular do paciente.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias.

Infecção. A ingestão de alimentos contaminados por bactérias patogênicas (do mal, como salmonella e shigella) ou o crescimento exagerado de algumas bactérias presentes naturalmente em nosso colo, mas que em grande quantidade podem infectar as células da mucosa dão origem a inflamação da parede intestinal e a sintomas.

Quais os sintomas de Diverticulite Aguda? A maioria dos casos de doença diverticular são pouco sintomáticos, com cólicas e gases que pioram na dependência da alimentação.

Mesmo pessoas que têm diverticulite com muita frequência ou sintomas crônicos de diverticulose costumam não ter complicações sérias, mas elas ainda são possíveis. Em alguns casos, inflamação recorrente pode causar fístulas ou estreitamento do intestino.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

Beba bastante líquido, no mínimo, 3 litros por dia. Em jejum, beba 1 copo de água e aguarde 10 minutos para se alimentar. Evite alimentos que “prendem” o intestino como maçã, limão, batata inglesa e maisena, As fibras estimulam o funcionamento do intestino.

Vale ressaltar que o repouso é indicado nesses casos. Durante as crises a paciente deve evitar também cascas de frutas, vegetais crus, carnes vermelhas, alimentos que provocam gases, leite, ovos, refrigerantes e feijão.

Alimentação para diverticulite e diverticulose
Fibras: dê preferência para alimentos integrais, como o arroz, pães e massas. Alimentos naturais: verduras, legumes e frutas devem estar presentes nas refeições diárias. Elas auxiliam no funcionamento e saúde intestinal, além de preservar a flora local.

Nos episódios de diverticulite aguda, pode ser necessária a utilização de antibióticos durante as crises, além de analgésicos. E, em casos mais graves e quando o paciente sente muita dor, ou está em risco de complicação, pode ser necessária a internação hospitalar com jejum, antibiótico e até cirurgia.

Os chás de camomila ou hortelã possuem um efeito calmante para o estômago e auxiliam as pessoas que estão com indigestão. Mesmo com todas essas dicas, o ideal é que o doente consulte o médico antes de tomar qualquer atitude.

Se não houver sinais de gravidade, o tratamento inicial da diverticulite associa dieta leve e líquida à prescrição de analgésicos e antibióticos. Em geral, em 72 horas, 80% dos casos evoluem para cura.

Após uma crise de Diverticulite aguda, pode ser necessário realizar uma colonoscopia no caso do paciente não ter realizado este exame recentemente. A recomendação é fazer 6 semanas após a fase aguda.