Quais os sintomas da aracnoidite torácica?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os pacientes com aracnoidite podem apresentar dor que se agrava com o movimento, fraqueza, perda dos reflexos, dormência, falta de coordenação, redução da sensibilidade e perda do controle da bexiga e do intestino.

Com o evoluir da aracnoidite é comum que os nervos e os vasos sanguíneos vão ficando "grudados" o que acaba causando piora da dor e de todos os sintomas neurológicos. Por esse motivo, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível para tentar controlar a dor e estabilizar a evolução da inflamação.

Os métodos de tratamento incluem o controle da dor com analgésicos, anti-inflamatórios, opioides, estimulação direta da medula espinhal através de dispositivo com dois eletrodos colocados por via subcutânea, e em casos graves, a remoção cirúrgica do tecido cicatricial.

A atriz Mabel Calzolari, 21, morreu nesta terça-feira (22) de uma doença rara chamada aracnoidite torácica, inflamação em uma membrana que protege o sistema nervoso central, que envolve toda a coluna e o cérebro.

A maioria das pessoas que tem um cisto aracnoide não tem nenhum sintoma. Entretanto, às vezes ele pode se manifestar causando dor de cabeça, vômitos ou convulsão. As possíveis complicações são rompimento do cisto ou hemorragia de veias presentes no seu interior.

Hérnia de disco torácica

  • Dor na parte central da coluna e que pode irradiar para as costelas;
  • Dor ao respirar ou movimento o tronco;
  • Formigamento na região das costelas;
  • Dormência, formigamento ou sensação de queimação nas pernas;
  • Sensação de fraqueza na perna e pé.

O médico reumatologista Denison Santos Silva, professor assistente do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), explica que a aracnoidite consiste na inflamação da aracnóide, uma membrana que recobre o sistema nervoso central, incluindo o cérebro, a medula espinhal nas alturas da coluna cervical, ...

a·rac·nói·de |ói|
Semelhante à aranha ou à teia de aranha. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: aracnoide.

O cisto aracnóide sintomático deve ser tratado com cirurgia. A cirurgia pode ser por via aberta tradicional, por endoscopia ou pela realização de uma derivação do cisto para a cavidade peritoneal (barriga) através de um catéter passado por baixo da pele.

Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.

Quando a hérnia comprime a medula espinhal (mielopatia), pode haver um comprometimento neurológico mais complexo, com déficit motor e de sensibilidade, dificultando movimentos finos com as mãos e a deambulação.

A aracnoidite é uma inflamação da aracnóide, uma fina membrana que envolve toda a medula espinhal. Isso pode acontecer na parte torácica, na cervical, na coluna lombar e no crânio, em volta do cérebro, e por diferentes razões.

Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.

Os cistos aracnoides são coleções de líquido localizadas entre as membranas que cobrem o cérebro (e também o restante do sistema nervoso central: cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal).

A atriz descobriu a enfermidade no segundo semestre de 2019, pouco tempo depois de dar à luz Nicolas, seu primeiro filho com o ator João Fernandes, o Tadeu de "Malhação: Toda Forma de Amar" (2019-2020). A morte foi confirmada nas redes sociais da atriz pela mãe dela.

Mabel fez a novela Orgulho e Paixão, em 2018, na TV Globo. Foi diagnosticada com aracnoidite torácica, doença rara que provoca inchaço na medula e causa dor crônica, em 2019, poucos meses depois de dar à luz seu filho, em julho.

Morreu nesta segunda-feira (5), em São Paulo, aos 62 anos, a atriz Márcia Manfredini. A artista teve papel de destaque na série “A Grande Família”, da TV Globo, interpretando a personagem Abigail.

O cisto estourado causa dores de cabeça intensas, convulsões, náuseas, vômitos e, em quadros graves, o aumento da pressão dentro do crânio, que pode prejudicar gravemente o fluxo de sangue no local e gerar sequelas neuromotoras e cognitivas.