Quais os sintomas da alergia de formol?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 12 votos

Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite. Os sintomas mais frequentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar. Quais os riscos do formol à saúde quando em contato com o couro cabeludo?

A progressiva e o formol

  • Irritação na pele;
  • Vermelhidão;
  • Queimadura;
  • Queda de cabelo;
  • Tosse;

A alergia pode provocar dermatite seborréica, que costuma regredir com o tempo. Caso não haja melhora, é necessário recorrer a um dermatologista que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. É importante saber qual produto será usado no procedimento.

“O formol é tóxico se ingerido, inalado ou tiver contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea”, segundo o informe. Ainda de acordo com a Anvisa, em quantidades menores, o formol pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de dificuldades para respirar.

A escova progressiva orgânica é sem contraindicações, já que os produtos são naturais e livres de substâncias tóxicas. Claro, é recomendado a prova de toque e o teste de mecha, sobretudo quem já tem algum diagnóstico de alergia.

Um corpo pode ficar embalsamado por muito tempo. Em suma, tudo dependerá da necessidade requerida em cada caso. Porém, para você ter uma ideia, um corpo pode ser preservado por 36 horas com o embalsamamento, e pode também ser preservado por mais de um ano!

Geralmente, ela dura entre 3 e 5 meses. Isso vai depender da quantidade de ativos alisantes presentes no produto e do tipo de fio.

A selagem dura, em média, três meses nos fios – o que pode variar de acordo com a frequência de lavagens. No entanto, se você fez uma versão com formol (ou seja, uma espécie de escova progressiva, provavelmente), há chances de o efeito durar um pouco mais, chegando a quatro meses.

Os principais sintomas de reação alérgica são:

  • Na pele: urticária, inchaço, coceira, eczemas (inflamações na pele com formação de bolhas e feridas)
  • No aparelho gastrintestinal: diarreia, dor abdominal e vômitos.
  • No aparelho respiratório: coceira e sensação de garganta fechando.

O teste de contato – feito no consultório – é muito utilizado pelo médico alergista, pois ajuda a descobrir a causa de dermatites recorrentes. Elas podem estar relacionadas a alergias por produtos químicos, o que chamamos de dermatite de contato.

Geralmente, o tratamento envolve o uso de produtos com corticoide na sua composição como hidrocortisona ou betametasona. Remédios anti-histamínicos de ação sistêmica também podem ser indicados, além de cremes e pomadas calmantes. Entre em contato e agende um horário.

O que também pode ocorrer é a hipersensibilidade ao produto causar uma reação inflamatória, e o cabelo cair, ou alérgica, e a pessoa sentir muita coceira no couro cabeludo”, alerta a dermatologista Samantha Kelmann, do Hospital 9 de Julho.

Caso tenha disponibilidade, faça chás de camomila e use-os para enxaguar os cabelos por, pelo menos, duas vezes na semana. A camomila possui propriedades medicinais que irão aliviar o inchaço e a coceira no couro cabeludo.

Em casos emergenciais, a primeira opção é ligarmos para o SAMU (192). Mas muitos não sabem que existe um departamento específico para auxílios que englobam intoxicações: o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), canal de comunicação criado em 2005 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.

O formol destrói as moléculas que formam o fio, criando uma capa que encobre os estragos internos. Além da quebra e ressecamento dos fios, a oleosidade do couro cabeludo aumenta, pois esta “capa” não permite que o óleo natural dos cabelos escorra pelos fios.

Ácido Vegetais
Os ácidos vegetais são fundamentais em progressivas sem formol, pois são essenciais no processo de alisamento capilar. Além de alisar, os ácidos possuem propriedades hidratantes, mantendo a umidade natural dos cabelos e proporcionando um aspecto saudável e brilhante.