Quais os sintomas causados pela falta de proteínas?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos
  • Fadiga. A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. ...
  • Fraqueza de cabelo e pele. Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo. ...
  • Perda de massa muscular. Um terceiro sintoma está relacionado aos músculos. ...
  • Doente com frequência. ...
  • Digestão problemática.

A proteína é essencial para o corpo crescer e se regenerar. Alimentos com alto teor proteico, como laticínios, carnes, ovos, peixes e feijões, são quebrados em aminoácidos no estômago e absorvidos pelo intestino delgado.

Através do exame de Proteínas Totais e Frações é possível avaliar o estado nutricional e a presença de diversas doenças hepáticas, renais e hematológicas, que causam variações na quantidade de albumina e globulinas presentes no sangue. A albumina tem como função manter o sangue dentro das artérias e veias.

A proteinúria persistente, quase sempre associada a sintomas como urina espumosa e inchaço físico, costuma ser sintoma de doença dos glomérulos. Esses são aglomerados de minúsculos vasos sanguíneos presentes nos rins, com poros por meio dos quais o sangue é filtrado.

O tratamento da proteinúria consiste na reposição do valor proteico e na investigação da causa da perda de proteínas . O tratamento depende da causa e, por isso, os tratamentos são muito variados.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Ter uma alimentação rica em proteínas
Os alimentos ricos em proteína são os ovos, frango, peixe, carnes vermelhas, lentilha e soja, por exemplo. Esses alimentos são importantes para favorecer a hipertrofia muscular, já que são responsáveis pela manutenção das fibras musculares.

Alimentos ricos em proteína animal

  1. Carne de frango.
  2. Carne de vaca.
  3. Queijo.
  4. Salmão grelhado.
  5. Pescada.
  6. Ovo.
  7. Iogurte.
  8. Leite.

As principais causas de diminuição das proteínas totais são desnutrição grave, doenças hepáticas e doenças renais. Doenças hepáticas prejudicam a produção de albumina e de algumas globulinas no fígado. Determinados distúrbios renais são acompanhados de perda de proteínas na urina.

Os valores de referência de proteínas totais para pessoas com idade igual ou superior a 1 ano, é de 6 a 8 g/dL no sangue, em que o valor de albumina deve estar entre 3 a 5 g/dL e o valor de globulina entre 2 e 4 g/dL.

Leucinose (também conhecida por doença da urina de xarope de ácer – MSUD, pela sigla em inglês) Acidemia isovalérica. Acidemia metilmalónica. Acidemia propiónica.

A proteinúria avalia a quantidade de proteínas na urina, usada para monitorar a função renal e para detectar lesão ou doença renal no início. Um exame semiquantitativo utilizando tiras reagentes, que faz parte da urinálise, é usado para triagem da população em geral.

A principal forma de tratamento é através da dieta, evitando alimentos ricos em potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate, extrato de tomate. Outras formas de ajudar no tratamento é uso de quelante de potássio (Sorcal).

Se uma pessoa tem danos nos rins ou doença, as proteínas podem vazar dos rins para a urina. O resultado é conhecido como proteinúria, que significa “proteína na urina”. Proteínas extras reduzem a tensão superficial da urina, causando espuma. Isso é semelhante ao efeito que o sabão tem na água.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. Isso porque esse tipo de alimento provoca o surgimento de uma comorbidade importante, como é o caso da hipertensão arterial.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Espinafre

1º - Espinafre: O vegetal possui 49% de proteína em sua composição nutricional, liderando o ranking das principais fontes verdes da substância. Além disso, um dos componentes do grupo dos vegetais verdes escuros é fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B que agem em prol de um organismo saudável.

7 opções de fonte de proteína no café da manhã

  • Smoothie verde ou de banana. ...
  • Mingau de aveia. ...
  • Ovos. ...
  • Crepioca com atum. ...
  • Tapioca com ovos. ...
  • Iogurte integral. ...
  • Tofu.

Mas, as necessidades de proteína podem aumentar diante de alguns fatores, como gravidez, atividades físicas, doenças e idade.
...
Por outro lado, invista em:

  • Frango (sem pele);
  • Ovo;
  • Queijos brancos;
  • Tofu;
  • Cogumelos;
  • Peixes e frutos do mar.