Quais os sinais de uma porca prenha?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A vulva torna-se bem volumosa e entumecida, os flancos posteriores estarão profundos e o ventre caído. Observa-se a inquietação da porca, que realiza o ato de 'preparar o ninho' para o parto.”, informa Rony Antonio Ferreira, autor do Livro Suinocultura – Manual Prático de Criação, da Aprenda Fácil Editora.

Há uma grande variação fisiológica quanto à duração do período de cio, com extremos de 24 e 96 horas. No entanto, a média de duração do estro em um rebanho é de 56 a 60 horas. Este período tende a ser mais curto em leitoas e mais prolongado em porcas.

120 dias

Na porca, a gestação dura, em média, 115 a 120 dias. Ou seja: três meses, três semanas e três dias, embora haja casos de até 140 dias — ou partos prematuros de 108 dias.

210 dias de idade

As marrãs deverão ser cobertas no segundo cio com peso em torno de 110 kg de peso vivo e com aproximadamente 210 dias de idade. Para a primeira cobertura, utilizar um varrão já "experiente" em cobertura, porém mais jovem e de menor peso. A manifestação do cio deve ser verificada duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde.

O cio caracteriza-se por alterações hormonais determinando transformações gradativas nos órgãos genitais externos, internos e também no comportamento da fêmea. Sua duração é, normalmente, de 2 a 3 dias, sendo mais duradouro em porcas que em leitoas.

não é recomendado usar. irmãos porque é muita maioria das vezes os animais nascem com deficiência. nas com deficiência com a imunidade baixa.

Logo após o seu nascimento, devemos desinfetar os umbigos dos filhotes. Uma porca tem capacidade de dar a luz a uma ninhada podem ser grandes, com mais de 12 filhotes, mas só devem ser deixados com a porca, de 6 a 8 leitões, no máximo, sendo os excedentes passados para outras porcas.

A maturidade sexual das leitoas ocorre entre 5,5 a 6,5 meses de idade, com algumas variações em função da genética, da nutrição, do manejo e do ambiente onde estão alojadas.

Isso para um número médio de 11,7 leitões nascidos, com intervalos de expulsão de 15 a 20 minutos.

Durante a gestação, as porcas devem receber ração com elevado teor de fibra em duas refeições diárias. Além da alimentação, é indispensável cuidar da higiene do local e do animal. Cerca de 60 dias antes do parto, deve-se realizar a desverminação.

Se considerarmos um plantel com bom nível tecnológico, com bom status sanitário, e um bom manejo, conseguiremos por volta de 2,39 partos por fêmea/ano. Isto para granjas que desmamam leitões com 20 a 21 dias.

A fase inicial é a mais evidente e as alterações são: Inchaço na vulva. Vermelhidão ou escurecimento da vulva. Liberação de secreção ou sangramento.

O primeiro cio da cadela merece atenção e deve ser evitada a cruza. O período marca o início da puberdade do animal e mesmo podendo gerar filhotes, a cadela não está completamente "preparada" fisicamente.

Normalmente medem 1,5m e pesam de 100kg a 500kg na idade adulta. Toda essa formosura podem viver de 12 a 15 anos e não conseguem olhar para cima justamente pela sua estrutura anatômica do pescoço curto. Então quando querem vislumbrar o céu, precisam fazer isso de lado.

O que os porcos não podem comer?

  • alimentos preparados para consumo humano, como restos de comida;
  • alimentos em conserva ou enlatados;
  • alimentos que contenham sal ou açúcar;
  • rações específicas para cães e gatos ou diferentes espécies de animais.

Foi, então, que repararam em determinados padrões. Os vocalizos que os porcos fazem quando estão a comer ou se juntam às suas companheiras após uma separação têm tendência para serem mais curtos e duma só nota.