Quais os sinais de que o leite está secando?

Perguntado por: ifreitas2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  • Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  • Desidratação.

SUA GRAVIDEZ
Como evitar a secagem do leite? Normalmente, o leite seca porque a criança não sugou o sei direito ou porque as mamadas foram espaçadas. Certifique-se de que o bebê está sugando o peito corretamente, ou seja, com vontade, e que o intervalo entre cada amamentação seja de, no máximo, três horas.

Se escutar o bebê engolindo durante a mamada, você saberá que ele está recebendo o leite. Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito.

Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

Entenda por que o leite seca
As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.

Motivos para uma baixa produção de leite materno
Um historial de síndroma do ovário policístico, diabetes, distúrbios da tiróide ou outros distúrbios hormonais. Por vezes, as mães com estas condições têm uma baixa produção de leite.

Esse método é baseado num plano com duração de 1 hora. Usando uma bomba dupla, a mãe deve fazer a primeira ordenha por 20 minutos, seguida de descanso de 10 minutos. A segunda ordenha deve durar 10 minutos e o descanso deve ser de 10 minutos. E, por fim, temos a última ordenha de 10 minutos.

Além disso, existem outras técnicas que podem ajudar você com a quantidade. Estimular as mamas para aumentar a produção de leite é uma delas.
...
Veja alguns alimentos ricos em vitamina C:

  • frutas cítricas;
  • brócolis;
  • batatas;
  • pimentão;
  • kiwi;
  • couve-flor;
  • repolho.

Sabemos que algumas plantas podem trazer benefícios, favorecendo a produção de leite materno como a camomila, funcho e algodoeiro. Mais importante que o chá é o consumo de líquidos, então busque informação com o seu médico ou nutricionista caso queira consumir algumas dessas opções.

Mas só porque o seu bebé parece estar sempre com fome e mama com muita frequência - talvez de 45 em 45 minutos - não pense que não tem leite suficiente. Os bebés precisam de mamar com frequência para iniciarem e desenvolverem a sua produção de leite durante este primeiro mês.

Nesses casos, o leite volta do estômago para o esôfago causando desconforto e dor. O bebê, mesmo com fome, não consegue mamar. Ele ganha pouco peso e tem dificuldade para dormir ou tem o sono interrompido por engasgos e dor.

A amamentação é uma fase de aprendizados, desafios e mudanças que podem refletir na saúde mental da mulher, causando estresse e exaustão. Essa fadiga emocional é capaz de interferir em diversos fatores, inclusive na produção de leite.

Como diminuir a produção de leite

  1. Tente amamentar em posição reclinada. Amamentar em posição reclinada ou deitada pode ajudar, porque dá mais controle ao bebê. ...
  2. Alivie a pressão. ...
  3. Experimente usar protetores de seio. ...
  4. Evite os chás e suplementos de aleitamento.

Ansiedade, desconforto, dor e estresse
Dor para amamentar, privação de sono, cobranças, falta de apoio… Todos esses fatores juntos acabam por inibir a produção de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, prejudicando a amamentação. Além disso o próprio estresse pode levar à diminuição da produção de leite.

Essas sim mudam a densidade calórica e melhoram a qualidade do leite materno! Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

Quanto mais vezes o bebê mama, mais leite você produz, por meio do processo de oferta e procura. Sempre que o leite é removido dos seus seios, seja pela mamada do bebê ou por extração, eles produzem mais quantidade.

Este total diário também parece ser o mais importante para a produção de leite materno. Quando você alcança 25-35 oz. (750-1.050 ml) por bebê por período de 24 horas, você atingiu sua meta. A maioria das mães pode bombear menos vezes a cada dia e manter a produção.