Quais os sinais de enfisema pulmonar?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.

Os sintomas no enfisema pulmonar avançado, já são bem evidentes e limitantes, a saber: Hipoxia (baixa quantidade de oxigénio no sangue), falta de ar em repouso, fraqueza muscular generalizada e desnutrição. Como consequência deste envolvimento sistémico, o enfisema pulmonar pode levar à morte.

Espirometria confirma diagnóstico da doença
Chamada também de teste do sopro, a espirometria indica a quantidade de ar soprado, que deverá ser comparada ao valor esperado em pessoas saudáveis para avaliar o grau de acometimento dos pulmões.

Prevenção: Não fumar. Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente.

O tipo de medicação mais utilizado é o broncodilatador, que é inalado com a bombinha e vai direto para os pulmões.

O tempo exato de vida com a DPOC depende da sua idade, saúde e sintomas. Especialmente se sua DPOC for diagnosticada precocemente, se você tiver DPOC em estágio leve e sua doença for bem controlada e controlada, você pode viver por 10 ou até 20 anos após o diagnóstico.

Em alguns casos, pode até reverter. Já a destruição dos alvéolos, que é o enfisema, é irreversível! Na maioria dos casos e na dependência do grau do enfisema pulmonar, a pessoa poderá conviver com o problema. Contudo, em casos muito avançados, pode necessitar do uso contínuo de oxigênio domiciliar.

Valores abaixo de 90% podem indicar a presença de alguma doença capaz de reduzir a eficiência das trocas gasosas entre o pulmão e o sangue, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, dentre outras.

O enfisema centroacinar se localiza nos bronquíolos respiratórios logo distais aos bronquíolos terminais e o restante do ácino é preservado. Esse tipo de enfisema é grave, quase sempre associado ao tabagismo, mas outras exposições ambientais também podem desenvolver essa doença.

Evite o sol nos horários mais quentes, e tente ficar na sombra. Em dias muito quentes, não fique ao ar livre. Ajude a manter sua casa fresca e acabe com a umidade com um ar-condicionado.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

A tosse é um dos indicativos mais comuns de que algo pode não estar bem com o seu pulmão. Ela está presente na maioria das infecções pulmonares, de diferentes formas: seca, com catarro, e até mesmo com sangue.

Mas, apesar de não ser rara, é uma condição altamente grave e que reduz a qualidade de vida do portador ao longo do tempo. A patologia crônica costuma apresentar tosse no início e, sem o devido tratamento, vai agravando seus sintomas, podendo impactar a funcionalidade do pulmão.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Tabagismo leva 20 anos para desenvolver DPOC
A partir daí, o organismo inicia um processo inflamatório no local. “Este processo inflamatório brônquico se cronifica ao longo do tempo com o tabagismo, vindo a destruir gradativamente as estruturas pulmonares, como alvéolos e bronquíolos”, afirma a médica.

Quando os brônquios ficam mais estreitados e produzem muito catarro, resulta em bronquite crônica. Se os alvéolos começam a se romper e formam bolhas, caracteriza-se como enfisema.

Enfisema pulmonar é câncer
Apesar de ser comum alguns fazerem esta relação, o enfisema pulmonar não é câncer. No entanto, é um fator de risco para as neoplasias de pulmão, principalmente em decorrência do processo crônico de lesões nos tecidos pulmonares.

Tome um ou dois banhos quentes por dia.
O ar seco irrita os pulmões e aumenta os acessos de tosse. O vapor do banho quente umedece as vias respiratórias e ajuda a afinar o muco.

Estágio 4 (DPOC muito grave ou em estágio final): Os sintomas do estágio 3 pioram e se tornam mais persistentes. Apenas respirar torna-se um esforço. Os surtos podem ser mais frequentes e graves.

Recomendações para quem tem enfisema. Se você fuma, abandone o cigarro. A suspensão do fumo impede a progressão da doença, porém não reverte o processo. Os danos aos alvéolos são permanentes e os sintomas do enfisema permanecem.

Enfisema é uma doença respiratória crônica. O problema tem evolução lenta e se caracteriza pelo acúmulo de ar ou gás em alguma parte do corpo, dificultando a passagem do sangue.