Quais os significados de refugiado é deslocado?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A diferença está nas fronteiras: enquanto os refugiados atravessam fronteiras internacionais, as pessoas deslocadas permanecem dentro do mesmo país, mas noutra zona.

As pessoas deslocadas são indivíduos ou grupos de pessoas que foram obrigadas a deixarem seus locais de residência em frente a conflitos armados, situações de violência generalizada, violação de direitos humanos ou desastres naturais. Esses indivíduos são considerados um dos grupos mais vulneráveis do mundo pela ONU.

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Os deslocamentos humanos ocorrem desde os primórdios da Humanidade, mas foi a partir dos primeiros anos do século XIX que esses deslocamentos cresceram na freqüência e no número de pessoas que circulam de um lugar para outro.

1. Que está fora do seu lugar. 2. Que vem fora de propósito.

Diversas pessoas saem diariamente de seus de países de origem ou de onde têm residência fixa para morar em outro. Os motivos são vários: para estudar, para buscar melhores condições de vida, mais oportunidades de trabalho, para aprender uma nova cultura. Esse movimento se chama migração internacional.

Agora, já por aqui (ou qualquer outro país para onde ela se mudasse) é chamada de imigrante.

Os refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.

Um emigrante é uma pessoa que deixou o seu país natal, um imigrante entrou em um país estrangeiro e um migrante que se desloca de um local para o outro. Compreender as diferenças entre emigrantes, imigrantes e migrantes é importantíssimo para melhor compreender a migração e das pessoas que a compõem.

De acordo com dados divulgados na última edição do relatório “Refúgio em Números”, apenas em 2022, no Brasil, foram feitas 50.355 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 139 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (67%), cubanas (10,9%) e angolanas (6,8%).

São pessoas deslocadas dentro de seu próprio país, pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção.

Os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro residindo legalmente no país, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degrante.

Existem vários tipos de refugiados no mundo, alguns por condições de perseguição política, outros pela existência de conflitos armados e guerrilhas, além daqueles que sofrem com a fome, discriminação racial, social ou religiosa e até os refugiados ambientais, entre muitos outros tipos.

As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Entenda os principais desafios das pessoas refugiadas no Brasil

  • Geração de renda e autossuficiência (55%) ...
  • Situações que incorrem violência ou riscos na comunidade (42%) ...
  • Acesso à moradia, água, saneamento e higiene (38%) ...
  • Educação (35%)