Quais os significados da palavra kung fu?

Perguntado por: arodrigues5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O termo chinês significa “arte da guerra”. A expressão Kung Fu também se refere a algo que foi conquistado com muito esforço e competência no momento da luta corporal. Segundo os historiadores, o Kung Fu se originou há mais ou menos quatro mil anos, a partir da observação dos chineses sobre os movimentos dos animais.

“O Kung Fu é uma arte marcial chinesa de filosofia, habilidade, confiança e determinação. Seu objetivo maior é a busca pela integração do homem ao meio ambiente através da harmonia com a natureza. O praticante deve buscar o autoconhecimento, a melhoria na saúde e, em caso de necessidade, a defesa pessoal”.

Melhora o equilíbrio, a concentração e a elasticidade do corpo. Para quem está precisando melhorar o equilíbrio do corpo, o Kung Fu pode ser um excelente esporte. Isso porque ele trabalha muito bem a movimentação das pernas (com chutes precisos), braços e articulações.

Símbolo do Kung Fu: O Kung Fu é uma arte marcial milenar chinesa que usa como símbolo o Yin Yang. Muitas pessoas, erroneamente, dizem que o significado de Yin Yang é simplesmente o bem e o mal. Porém seu significado não é tão simples assim e não tem relação entre ser inteiramente do bem ou inteiramente do mal.

Além de contribuir para uma vida mais saudável e uma maior qualidade de vida, o Kung Fu traz algo a mais para seus praticantes: uma filosofia de vida. Disciplina, concentração, espírito de luta e virtudes marciais formam um conjunto de valores que guiam o artista marcial.

Os sete estilos de Kung Fu mais famosos do mundo

  • Estilo Louva-a-deus. ...
  • Estilo Shaolin do Norte. ...
  • Estilo Garra de Águia. ...
  • Estilo Choy Lay Fut. ...
  • Estilo Garça Branca. ...
  • Estilo Tai Chi Chuan.

lança

A lança é uma arma que tem alcance longo, com um metal pontiagudo posicionado para fazer a perfuração. Este é o instrumento que permite ao guerreiro perfurar seu adversário para causar danos maiores, atingindo órgãos internos e partes mais sensíveis do corpo humano. Por isso, é a principal arma longa de Kung Fu.

Existem, catalogados na China, mais de 400 estilos diferentes de Kungfu/Wushu/Kuoshu, que se podem classificar em duas escolas: Waijia, ou escola externa, e Neijia, ou escola interna.

Embora priorize os movimentos corporais, o kung fu não tem o foco apenas no corpo, mas também na mente e no espírito. A ideia é promover a concentração, a autodefesa e a disciplina, por meio do controle da mente.

Respeito, amizade, humildade, honestidade e bondade devem ser práticas recorrentes. Dentre os principais ganhos da influência do budismo no Kung Fu destacam-se as filosofias para evolução pessoal, cujo objetivo é tornar o praticante um cidadão melhor.

Muitos sistemas completos de Kung Fu se originaram dos movimentos do dragão. A maioria se destaca por seus movimentos fluentes, técnicas de mão abundantes (umas 12 danças do punho ou kuen), chutes fortes e rápidos, uma variedade de movimentos circulares de perna e umas 28 séries de armas.

O kung fu tem o objetivo de desenvolver corpo e a mente, criando disciplina, persistência e respeito aos limites dos indivíduos. Há uma filosofia por trás da arte marcial que busca a evolução dos praticantes, ensinando a serem derrotados e encararem novos obstáculos sem desistir ou desanimar.

Acredita-se que o kung-fu tenha surgido na Índia e tenha sido levado à China apenas por volta de 500 d.C. pelo monge Bodidharma, que teria incluído a meditação como parte integrante da arte marcial. Sua origem budista foi parcialmente modificada ao se instalar no templo chinês Shaolin.

Todos podem treinar Kung-Fu, crianças, jovens e adultos de ambos os gêneros, desde que esteja gozando do estado normal de saúde, apto para praticar uma atividade física.