Quais os serviços que o SAC oferece?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 26 de maio de 2023
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O SAC oferece ao cliente um canal de contato direto com a empresa, para que ele possa direcionar reclamações, dúvidas e para que possa pedir ajuda. O SAC pode ser feito por telefone, e-mail, ponto de venda, chat online e redes sociais, como vamos explicar a seguir neste artigo.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um serviço popular oferecido pelas empresas para atender seus clientes. Ele é usado, principalmente, para tirar dúvidas, resolver problemas e aproximar o cliente da empresa.

Existem 3 principais tipos de SAC, entre eles temos o SAC Tradicional, SAC 2.0 e SAC 3.0. Eles diferem muito do segmento de negócio para ser implantado. É importante analisar antes qual dos três está mais ligado ao cenário, valores e setor que a sua empresa se encontra.

Realiza ligações receptivas e ativas para prestação de informações e esclarecimento de dúvidas. Encaminha os problemas apresentados para às áreas responsáveis e acompanha pendências.

O serviço de atendimento ao cliente, mais conhecido como SAC, é um canal que ajuda a estabelecer contato direto com a empresa e o cliente, seja para solucionar algum problema, ouvir reclamações, resolver chamados técnicos, indicar melhorias e entender as dores dos clientes.

A empresa deverá responder ao consumidor em até sete dias corridos, prazo que antes não era determinado. A resposta deve ser clara, objetiva e conclusiva, e precisará ser comprovada por correspondência ou meio eletrônico, a escolhas é do cliente.

QUAL É O PRAZO MÁXIMO PARA O FORNECEDOR RESPONDER/RESOLVER O MEU ATENDIMENTO REGISTRADO NO SAC? As informações solicitadas pelo consumidor devem ser prestadas imediatamente. Já as reclamações, contarão com o prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis para serem resolvidas.

Por meio do Consumidor.gov, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Há inúmeras empresas participantes, nos mais variados ramos de atuação, conforme a lista disponibilizada no site.

As etapas do atendimento SAC são:

  1. Contato do cliente solicitando atendimento. O fluxo de atendimento começa na solicitação do cliente para resolver alguma demanda que tem com a empresa. ...
  2. Entendimento da solicitação. ...
  3. Apresentação da solução. ...
  4. Encaminhamento da solicitação. ...
  5. Conclusão do atendimento. ...
  6. Pesquisa de satisfação.

O SAC é voltado para atender clientes que precisam solucionar dúvidas ou fazer reclamações. Já a ouvidoria é considerada o último canal onde o cliente deverá recorrer, sendo usada para solucionar casos que o SAC não conseguiu resolver, além de ser um canal para sugestões e elogios.

No cargo de Assistente de Atendimento ao Cliente se inicia ganhando R$ 1.323,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.169,00. A média salarial para Assistente de Atendimento ao Cliente no Brasil é de R$ 1.650,00.

Existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa, de acordo com sua necessidade é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

Principais erros gestão de SAC

  1. Ter poucos canais de comunicação e não estar onde seu cliente está Fornecer atendimento ao cliente é mais do que apenas ter um número de telefone ou endereço de e-mail. ...
  2. Ter canais, mas não atender bem em todos eles. ...
  3. Ter equipes despreparadas.

Escuta ativa. Boa capacidade de solução de problemas. Comunicação empática. Clareza no repasse de informações.

O novo regramento proíbe que, sem o consentimento do consumidor, mensagens publicitárias sejam veiculadas durante o tempo de espera. São permitidas apenas mensagens informativas, como aquelas sobre direitos do consumidor ou outros canais de atendimento.

Por ser um canal de comunicação entre empresa e consumidor, o SAC pode ser usado para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços oferecidos pelo fornecedor. Esse uso ocorre quando o consumidor não obtém informações claras sobre o produto ou serviço e precisa recorrer à empresa para entender como funciona.

Os serviços podem ser realizados presencialmente em postos SAC da capital e do interior, sem necessidade de agendamento prévio e sem custo.