Quais os sedativos mais fortes?

Perguntado por: dzaganelli . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Flunitrazepam – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dentre os medicamentos utilizados como sedativos na UTI temos os Analgésicos opióides (morfina, fentanil), e os agentes Hipnóticos-sedativos da classe dos Benzodiazepínicos (Alprazolam, Bromazepan, Clobazam, Clonazepam, Clordiazepóxido, Cloxazolam, Diazepam, Flurazepam, Flunitrazepam, Lorazepam, Midazolam, Zoplicone, ...

Os efeitos colaterais na sedação consciente são raríssimos. Contudo, alguns pacientes podem apresentar sudorese excessiva, uma leve tosse e formação de secreções nas vias áreas, assim como náusea.

Diazepam. O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Clonazepam. Um dos benzodiazepínicos mais utilizados, o clonazepam, o famoso Rivotril® é um remédio para dormir que tem efeito tranquilizante e sedativo.

“Boa noite, Cinderela” é uma mistura de alguns tipos de drogas facilitadoras de crime (DFC), que permite o ato sexual e/ou roubo com pouca ou nenhuma resistência da vítima. Alprazolam (Xanax ou Frontal), Flunitrazepam (Rohypnol), Ácido Gama Hidroxibutírico (GHB) e etanol são clássicas DFC.

O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta. Em termos de comparação, 0,25 mg de clonazepam equivalem a 5mg de diazepam.

O midazolam é utilizado para sedação antes de procedimentos médicos diagnóticos e terapêuticos. O midazolam é um benzodiazepínico imidazólico que tem efeitos depressores no sistema nervoso central (SNC) com rápido início de ação e poucos efeitos adversos.

Um dos mais comumente recomendados inclui o relaxamento muscular progressivo, que envolve passar por cada grupo muscular no corpo, flexionando-os e relaxando-os. Outra sugestão é respirar profundamente, o que também ajudará a pessoa a sentir sono.

O que é mais forte: zolpidem ou clonazepam? Os dois medicamentos agem sobre o mesmo receptor no cérebro, o GABA-A. O clonazepam pode ser considerado mais forte por ter um tipo de ação mais amplo, com mais efeitos.

Os sintomas de ingestão de drogas usadas no "Boa Noite, Cinderela" variam bastante, dependendo da substância que foi aplicada. E eles podem aparecer pouco tempo depois do uso ou levar até mais de 1 hora.

Propofol: dose 1,5 a 3 mg/kg, não há contraindicação absoluta, porém produz hipotensão dose dependente. Vantagem: broncodilatação. Etomidato: dose 0,3 mg/kg, contraindicação: suprimir a produção adrenal de cortisol. Vantagem: excelente sedação com pouca hipotensão.

Sedação profunda: estado de depressão da consciência induzido pela medicação e do qual o paciente desperta com estímulos dolorosos; Anestesia geral: estado de depressão da consciência do qual o paciente não é despertado por estímulos dolorosos.

  • Midazolam, Estazolam, Flurazepam,
  • Clorazepato, Oxazepam,
  • Clordiazepóxido, Alprazolam,
  • Lorazepam, Clonazepam, Diazepam,
  • Zaleplona, Zolpidem.

Também é comum que as pessoas não tenham muitas recordações do exame, já que a anestesia causa uma leve amnésia. Outro sintoma normal é um leve desconforto na garganta. A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo.

Sendo assim, é possível que mesmo um paciente que já se encontre em coma, necessite sedação profunda. Após retirada da sedação alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

Entre os pacientes que receberam sedativos, a maioria (88,4%) permaneceu sedado por um período maior que 2 dias, com um tempo médio de 5,5 dias, com sedação por infusão contínua (67,2%) de doses combinadas de midazolam e fentanil.

Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 10 mg. zolpidem, pode resultar em sedação, depressão respiratória, coma e óbito.