Quais os santos protetores dos cachorros?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

São Francisco de Assis

No Dia dos Animais, Júlia Martinez conta a história de. São Francisco de Assis, considerado pela Igreja. Católica o santo protetor dos bichos.

Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais. Ossanha/Ossaim: orixá das ervas e das folhas - o médico da floresta.

Além de protetor dos cães, São Roque é padroeiro da cidade de Boituva e dos inválidos. Ele também é considerado pelos católicos como protetor contra as doenças e pragas.

O dia de São Lázaro tradicionalmente é comemorado pelos fiéis no Tocantins com um banquete para os cães. O amor pelos animais é tanto que os religiosos fazem até promessa pela saúde dos bichos e dividem o prato durante a comemoração.

Os cães. Os cães em volta de São Lázaro simbolizam a providência divina, que não o abandonava.

“Senhor, que neste momento tua benção chegue até (diga o nome do animal) e como um milagre ajude-o a curá-lo. Porque Senhor, tua sabedoria é divina e teu poder de cura é grandioso. Sei, também Senhor que tu colocaste no mundo os animais para nos ensinar coisas sublimes como o amor incondicional.

Celebração a São Roque na Umbanda e no Candomblé
Apesar de São Roque ser frequentemente associado à Igreja Católica, ele também é celebrado em religiões como a Umbanda e o Candomblé, e ficou sincretizado pelos praticantes dessas religiões na figura do orixá Obaluaiê ou Omolú, responsável pela cura de doenças.

"São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas.

Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA-Ba)
O telefone de contato é (71) 9326-9322.

Desse modo, a missão espiritual dos cães é muito similar e interligada à nossa. Isso significa que eles nos veem como professores e guias de sua jornada e, nós, como todo mestre, também aprendemos muito com nossos discípulos.

Ogum de posse das orientações de Orunmilá, foi até o mercado do sofrimento, chegando lá deparou-se com um cachorro no portão, cobrando-lhe pedágio para entrar. Ogum achou inaceitável um cachorro lhe cobrar pedágio e, num impulso imediato, pegou seu Alada, ferindo o cachorro até a morte.

Amigo de Jesus, São Lázaro é considerado o santo protetor das pessoas e animais doentes. Por isso, seu auxílio também pode ser solicitado para acompanhar o tratamento e a recuperação. “Bendito seja São Lázaro, mostra o poder e os milagres concedidos por Deus e por Jesus Cristo a todos os fiéis crentes.

São Rafael Arcanjo

Rio - São Rafael Arcanjo é conhecido como “Senhor da Cura” e foi o único, de acordo com a Bíblia, a assumir forma humana. É protetor dos médicos, farmacêuticos, das enfermeiras, dos viajantes e dos jovens e conduz a humanidade curando as doenças físicas e espirituais.

O cajado na mão de São Bento é uma referência ao santo como “pai dos monges” e pastor. Foi seguindo este conselho, que São Bento ficou livre do envenenamento, como vimos acima. O hábito ou 'batina' preta de São Bento simboliza a Ordem dos Beneditinos fundada por ele.

Oração para abençoar o cachorro
"Ó Deus, criador e doador de todos os bens e que tudo fizestes com sabedoria e destes ao homem, criado à vossa semelhança, o domínio sobre todos os animais, nós vos pedimos que, mediante vossa bênção, estendais sobre estes animais a vossa mão e concedei que eles sejam bem cuidados.

São Roque

São Roque é o santo padroeiro dos cães porque um cachorro lambeu suas feridas e lhe trouxe pão enquanto ele estava sofrendo da peste. Arquidiocese.

Benzedura contra mau-olhado
Amarre uma fitinha vermelha no pescoço do animal, mas sem apertar. Reze uma Salve-Rainha em intenção a São Francisco e acenda uma vela branca sobre um pires, tomando cuidado para não se queimar.