Quais os riscos do soluço?

Perguntado por: nchaves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

O soluço intratável está relacionado com uma séria redução da qualidade de vida, uma vez que pode provocar desnutrição, perda de peso e insônia.

Causas do soluço
Elas podem ter como causa a distensão do estômago provocada por comer muito e muito rápido, pelo consumo de bebidas com gás ou pela deglutição de ar. Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade, estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

Beber água gelada, por exemplo, funciona porque estimula o nervo vago, prender a respiração aumenta o gás carbônico e o susto libera adrenalina”, finaliza Tibério.

O soluço é uma contração involuntária e desconfortável do diafragma, um músculo em forma de guarda-chuvas que separa o tórax do abdômen e tem um papel fundamental na respiração. Em geral, medidas para parar um soluço não se fazem necessárias porque sua forma mais aguda e comum desaparece sozinha em até dois dias.

Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Se ter soluço por alguns minutos incomoda, imagine passar 68 anos soluçando. Esse foi o caso de Charles Osborne, que entrou para o Guinness Book com uma crise que durou de 1922 a 1990.

Hábitos conhecidos na infância, apesar de parecerem estranhos, ajudam a controlar o ritmo da respiração. As mais populares são: beber alguns goles de água, prender a respiração por alguns segundos e até tomar um susto. Essas dicas, no entanto, funcionam apenas para os soluços esporádicos, aqueles que duram pouco tempo.

Sugiro procurar um gastroenterologista para uma avaliação correta e tratamento adequado.

Indica que o Indivíduo se sabe capaz de atuar de uma forma distinta e tem todas as condições para estar de um novo jeito nas situações, mas fica aguardando o melhor momento para a “estreia”.

- Gastrite e Refluxo Gastroesofágico: se as crises prolongadas de soluço são acompanhadas de queimação ainda pode ser um sinal da gastrite ou do refluxo, ambos relacionados a acidez no estômago/esôfago.

O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a otorrinolaringologista Tanit Sanchez explicam que cada um tem seu jeito de parar o soluço, mas existem algumas medidas que podem ser mais eficientes, como segurar a respiração e soltar aos poucos ou dobrar o corpo para a frente e tomar um gole de água de uma garrafinha.

A sua principal causa está ligada a uma irritação do chamado nervo frênico, responsável por acionar o diafragma durante todo o procedimento de respiração.

Para os idosos, o soluço constante requer uma atenção ainda maior, já que pode estar relacionado a problemas mais graves. Algumas doenças que apresentam esse sintoma são: diabetes mal controlado, irritação de nervos relacionados ao diafragma e, em casos mais específicos, o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

2) Estimule a garganta tomando água gelada, fazendo um gargarejo ou mesmo comendo açúcar puro; 3) Faça pressão sobre os olhos para estimular o nervo vago; 4) Manipule o seu diafragma, fazendo flexões com as coxas sobre o tórax ou apoiando o tórax contra uma superfície.