Quais os riscos do melhoramento genético?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Animais melhorados geneticamente para alta eficiência de produção podem apresentar maior risco de problemas fisiológicos, imunológicos e comportamentais.

Desvantagens da engenharia genética:
Possibilidade de surgimento de novos vírus. Possível acarretar doenças em animais e humanos, devido a intoxicação ou alergia. Menor longevidade, no caso de clonagem. Ervas daninhas mais resistentes.

O melhoramento genético consiste no processo de selecionar ou alterar o material genético de seres vivos de forma intencional visando o desenvolvimento de características desejáveis. Com base nesse conceito, podemos perceber algumas técnicas já empregadas mesmo antes dos estudos da engenharia genética.

Saúde do animal: A inserção de um transgene pode alterar a expressão do genoma (e, portanto as “funções” do animal). Transmissão de vírus: Este é um tema particularmente preocupante no caso da reprodução de animais como doadores de tecidos, para os xenotransplantes.

Manipular o código genético pode ser a chave para inúmeras melhorias, como aumentar a produção de alimentos, prevenir doenças, viver mais e com melhor qualidade.

Apesar da inúmeras vantagens e benefícios, a principal desvantagem do projeto envolve a questão ética. A manipulação genética ainda é uma área recente e que vai além das questões científicas.

O conhecimento das características genéticas humanas pode ensejar discriminação, quando aliado ao poder do homem de interferir na constituição genética dos seres humanos, e poderá conduzir à prática criminosa de “limpeza étnica”, gerando com isso, uma discussão de até que ponto é ético a utilização dessas informações ...

Melhoramento Genético – Vantagens e Desvantagens
Tempo de validade do produto mais elevado; Melhor qualidade nutricional; Maior capacidade de autofecundação das plantas; Descendência mais numerosa.

Entre as principais vantagens dos alimentos transgênicos estão o preço baixo e uma maior durabilidade do produto. Porém, mesmo oferecendo benefícios, os riscos dos transgênicos são grandes, tanto para a agricultura quanto para a saúde do consumidor.

Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse.

um dos principais problemas decorrentes do melhoramento genético está associado ao surgimento de linhagens com muita variabilidade genética.

Para o melhoramento genético, os dois princípios mais importantes são a seleção e os sistemas de acasalamento. A seleção tem por objetivo que os melhores animais sejam aqueles que deixam um maior número de filhos na próxima geração.

O objetivo do melhoramento genético, de um modo geral, é alcançar níveis mais elevados de produção, produtividade e/ou de qualidade do produto em sint... Melhoramento genético aplicado em gado de corte: Programa Geneplus-Embrapa.

A modificação genética causada pela atividade humana tem ocorrido desde aproximadamente 12.000 a.C., quando os seres humanos começaram a domesticar organismos. A engenharia genética como transferência direta de DNA de um organismo para outro foi realizada pela primeira vez por Herbert Boyer e Stanley Cohen em 1972.