Quais os riscos do Bioestimulador de colágeno?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os principais são: aparecimento de marcas roxas no local da aplicação (hematomas) e um pouco de inchaço na região (edema). Ambos os problemas citados anteriormente são simples de resolver e reversíveis.

Não é indicado para pacientes com doenças do colágeno, doenças autoimunes em atividades, nos casos de infecção ou inflamação no local da aplicação, em casos de pacientes gestantes ou que estejam amamentando.

Como fica a pele logo após a aplicação? Logo após a aplicação a pele fica avermelhada e inchada. Pode acontecer a formação de hematomas, ocorrência não obrigatória e que se procura evitar. Os efeitos de inchaço regridem em algumas horas após a sessão ou até no máximo em 3 dias.

Os efeitos dos bioestimuladores são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento, e podem ser percebidos em 4/6 semanas após a primeira sessão. Além disso, recomenda-se que as sessões sejam repetidas a cada 30/60 dias.

Onde podem ser aplicados
Os bioestimuladores podem ser aplicados em regiões do rosto como testa, têmporas, maçãs, bochechas, queixo, mandíbula e pescoço. São contraindicados para a região dos olhos e lábios. Também podem ser utilizados para repor o volume e disfarçar a aparência enrugada das mãos.

Para reverter os bioestimuladores de colágeno podemos neutralizar com diluente, porem em raros casos desejamos minimizar feitos efeitos pois dentro do organismo, o Sculptra, por exemplo, só trará benefícios de estímulo de colágeno.

Nódulos são complicações que podem ocorrer após a realização de qualquer bioestimulador (Radiesse, Sculptra, Elleva), pode ser resolvido com dissolução atráves de soro fisiológico ou com tecnologias.

Botox ou bioestimulador. Enquanto o botox vai evitar que as linhas se aprofundem, o bioestimulador vai fazer o corpo produzir mais colágeno na região, deixando a pele mais firme e suavizando as linhas já existentes.

“Enquanto o preenchimento é mais indicado para pequenas correções e para a suavização de linhas de expressão, a aplicação de bioestimuladores é recomendada para aqueles que buscam por um efeito rejuvenescedor.

Conforme o próprio nome sugere, bioestimuladores são ativos biocompatíveis com o organismo humano (bio). Quando aplicados na pele, eles estimulam (estimuladores) a produção de colágeno, proteína responsável pela sustentação e firmeza da pele.

Evite a luz solar excessiva ou sessões de bronzeamento até que a vermelhidão, o inchaço e o hematoma desapareçam; Aplicar uma bolsa fria (não gelada) na área afetada por alguns minutos nas primeiras 24 horas; Massagear a área por cinco minutos algumas vezes por dia, durante os primeiros dias após a aplicação.

Qual valor do tratamento e quanto custa os Bioestimuladores de Colágeno? Em resumo, cada aplicação é cobrada em média de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 pelos profissionais.

Sculptra

Atualmente o Sculptra® é a marca de bioestimulador de colágeno com mais evidência científica, sendo assim em teoria ele é o que melhor apresenta resultados corporais e faciais.

Cuidados Após o Procedimento

  1. Pode ocorrer inchaço e hematoma que regridem em 7 – 14 dias. Utilize gelo e hidrate a sua pele conforme as orientações do seu dermatologista.
  2. Recomenda-se massagear a região tratada, especialmente após o Sculptra®. Siga as orientações prescritas.
  3. Proteja-se do Sol e utilize filtro solar.

A bioestimulação com colágeno precisa ser feita por um profissional com especialização em Biomedicina Estética. É possível ver os resultados do procedimento entre 30 e 45 dias depois do tratamento, e seus efeitos podem durar até dois anos.

Alguns desses benefícios são:

  1. Diminuição das rugas;
  2. Preenchimento de áreas fundas do corpo e rosto;
  3. Suavizar linhas de expressão;
  4. Correção de cicatrizes;
  5. Redução da celulite e flacidez;
  6. Pele mais firme e viçosa.

É indicado que o paciente realize pelo menos duas vezes por ano, sendo espaçadas de 6 em 6 meses. No entanto, existem pacientes que para potencializar o resultado, optam por realizar o procedimento a cada dois meses, o que produz um resultado espetacular.

Ultraformer 3
Seu efeito não gera volume e, inclusive, permite afinar o rosto. Por isso, o Ultraformer é indicado principalmente para pacientes que possuam o rosto mais “cheinho” e aqueles que buscam um efeito de afinamento.