Quais os riscos do benzeno?

Perguntado por: ltaveira2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Anemia, sangramento excessivo (no nariz, por exemplo) e queda do sistema imunológico, aumentando as chances de infecções e de desenvolvimento de cânceres sanguíneos de vários tipos, como as leucemias, além da suspeita de associação a outros tumores (INCA, 2012; INCA, 2021).

O grupo ocupacional com o maior número de expostos foi o de Operadores e Mecânicos de Máquinas e Motores (n = 4.741.156), que representou mais da metade do total (61,6%), seguido pelos Frentistas de Postos de Combustíveis (n = 129.313) com 16,8% dos expostos.

O benzeno é utilizado como matéria-prima pela indústria para a produção de uma infinidade de produtos, como plásticos, etireno, polímeros, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, aditivos de combustível, medicamentos, explosivos, adesivos, vernizes, agrotóxicos, nylon, pesticidas, entre outros.

O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.

O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.

De acordo com nossas estimativas, residir próximo a posto de combustível aumenta a chance de óbito por leucemia em 27% (Razão de chance = 1,27; IC 95%: 0,63;2,57). A análise da distribuição espacial dos controles refletiu os efeitos das disparidades socioeconômicas na mortalidade deste grupo etário.

Hemograma: O hemograma é um dos principais instrumentos laboratoriais para detecção de alterações tardias da hematopoese em casos de toxicidade crônica por benzeno.

A respiração é a via mais importante de absorção, pois a área do nosso sistema respiratório capaz de absorver o benzeno é muito grande.

- Realizar exames médicos periódicos, custeados pelo empregador, para avaliação da exposição ao benzeno, e; - Receber equipamentos de proteção individual, de acordo com o risco existente no ambiente de trabalho.

O removedor é o produto mais perigoso entre todos os outros. Ele possui grandes concentrações de benzeno, um agente cancerígeno e capaz até mesmo de alterar a regulação natural de hormônio em nosso organismo”, explica Allan.

Responsáveis por quase 90% do mercado brasileiro, as empresas Coca-Cola, Schincariol e Ambev comprometeram-se a reduzir a quantidade de benzeno em suas bebidas ao máximo de 5 ppb (partes por bilhão) ou 5 microgramas por litro, o mesmo parâmetro usado para a água potável.

Concentrações de benzeno de cerca de 20.000 p.p.m são fatais para seres humanos no intervalo de 5 a 10 minutos. Apesar de não existir um limite de exposição para o benzeno, existe um valor de referência tecnológico (VRT) que é de 1 p.p.m.

PORTARIA Nº 427, DE 7 DE OUTUBRO DE 2021. Aprova o Anexo IV (Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos de Serviços Revendedores de Combustíveis Automotivos) da Norma Regulamentadora nº 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos. O contato com a gasolina pode causar intoxicações, doenças crônicas (como o câncer) e até levar à morte. Fique atento às informações e cuide da sua saúde!

O benzeno é utilizado como matéria-prima de diversos outros compostos orgânicos (estirenos, plásticos, polímeros etc.) e como aditivos em combustíveis automotivos. Na indústria alimentícia, está presente na formulação de refrigerantes.