Quais os riscos de uma reação alérgica?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

O principal risco de uma alergia é sofrer um choque anafilático. Chamada também de anafilaxia, essa reação alérgica é a mais grave que se pode ter, atingindo todo o organismo.

Alergia alimentar
O grande perigo é quando ocorre uma reação anafilática, que pode causar uma inflamação severa na garganta, obstruindo a respiração e causando até a morte.

É uma ocorrência crônica e sua manifestação é desencadeada de maneira irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno. O início da reação costuma ser progressivo e geralmente dura de sete a dez dias quando tratada adequadamente.

Tratamentos para rinite alérgica

  1. Soluções salinas. A solução salina é muito segura e eficiente. ...
  2. Anti-histamínicos orais ou em spray. Para fazer uso dos anti-histamínicos, ou anti alérgicos como popularmente são conhecidos, o ideal é consultar um especialista antes. ...
  3. Tomar probióticos. ...
  4. Plantas medicinais. ...
  5. Alteração na dieta.

Se possível, tome o anti-histamínico (antialérgico) recomendado pelo médico; Não provoque vômitos se a reação foi provocada por alimento; Aplique uma compressa fria no local, se a alergia for na pele; Dirija-se a um hospital ou chame uma ambulância através do 192.

Em geral, as reações podem ser bem diversas: manchas, inflamações, coceira, inchaços, bolhas, descamação da pele e urticária em qualquer parte do corpo — em casos mais graves, é possível que ocorra um choque anafilático, o que pode até levar à morte.

Quais são os sintomas? Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.

Como o próprio nome sugere, a dermatite de contato é uma alergia causada pelo contato com substâncias específicas, tais como produtos químicos. Os sintomas são: inchaço, bolhas, coceira, queimação, lesões vermelhas e ressecamento.

Tipos de alergia: saiba como identificar e tratar seus sintomas

  1. Alergias respiratórias. As alergias que afetam as vias aéreas são as mais comuns entre a população, principalmente nas crianças e adolescentes. ...
  2. Alergias de pele. ...
  3. Alergias oculares. ...
  4. Alergias alimentares. ...
  5. Alergias a medicamentos.

Injeção de omalizumabe
A injeção de omalizumabe é indicada para urticária crônica, quando o uso de antialérgicos não foram suficientes para melhorar os sintomas. Esse remédio é um tipo de anticorpo monoclonal que diminui a ação do sistema imunológico, ajudando a aliviar a urticária crônica.

As pomadas para alergia na pele que podem ser indicadas pelo médico são:

  • Corticoides, como a hidrocortisona ou mometasona;
  • Anti-histamínicos, como maleato de dexclorfeniramina;
  • Imunossupressores, como o pimecrolimo ou tacrolimo.

Tosse seca e dor de cabeça: podem surgir nos dois casos. Mas na alergia, tais sintomas são mais leves e surgem isoladamente; Sintomas como olhos vermelhos, coceira em volta do nariz, coriza e espirros, por sua vez, são mais comuns em quadros de alergia respiratória.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30 kg: um comprimido de loratadina (10 mg) uma vez por dia. Não administrar mais de 1 comprimido em 24 horas. Seu médico ou farmacêutico irá informar quando você deve parar de tomar este medicamento.

O que é alergia respiratória? Em outras palavras, uma alergia respiratória é uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias que fazem mal ao organismo. Como resultado, os sintomas são mais comuns em períodos em que há baixa umidade e, com isso, observa-se o aumento dessas substâncias.

As alergias se dividem em grupos, podendo se precipitar como alergia de pele, alergia alimentar, medicamentosa, ocular e respiratória. Porém, em cada caso o paciente acaba desenvolvendo sintomas específicos, conforme o quadro alérgico e a intensidade do mesmo.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Vejamos, a seguir, alguns dos antialérgicos naturais que te ajudarão a prevenir ou a reduzir os sintomas associados à alergia:

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.