Quais os riscos de uma gravidez depois dos 45 anos?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Dessa idade em diante, há maior possibilidade de abortamento e alterações genéticas e cromossômicas – como as que causam a Síndrome de Down –, prematuridade, restrição de crescimento e baixo peso do bebê ao nascer.

A gravidez em mulheres acima dos 40 anos está associada a riscos como trombose, hipertensão arterial e diabetes, além de parto laborioso. Em casos de baixa reserva ovariana, os procedimentos de reprodução assistida com óvulo de doador pode ser uma alternativa.

Você pode engravidar aos 47 anos, mas a chance é tão baixa quanto 5%. Você tem risco de ter um bebê com malformação. Você pode ter diabetes e hipertensão na gravidez. O parto normal pode ser mais difícil.

Aos 45 anos, Chloë Sevigny está grávida pela primeira vez
— Não é mais uma surpresa uma mulher de 50 anos ou mais procurando o consultório para engravidar ou mesmo já estando grávida. Gestações espontâneas são bem raras, então muitas optam pela fertilização — explica a ginecologista e obstetra Gioconda Lucatel.

Muitas mulheres, ao perceberem que estão começando a entrar na menopausa, logo deixam de usar métodos contraceptivos. Mas se você não deseja mais ter filhos, cuidado: é perfeitamente possível engravidar na pré-menopausa!

As chances de isso acontecer, segundo especialistas, são raríssimas. Antes, ela tinha tentado três rodadas de fertilização in vitro (FIV) que falharam. Engravidar aos 46 anos nem sempre é fácil. Quando a gestação acontece naturalmente e a mãe dá à luz trigêmeos idênticos e saudáveis, é ainda mais raro.

As estimativas indicam que há chance de 1 em 353 de mulheres, acima dos 35 anos, terem filhos com SD. Essa probabilidade aumenta para 1 em 85, em mulheres acima dos quarenta anos.

Após os 35 anos, os riscos da gravidez, como pré-eclâmpsia, são consideravelmente agravados, o que não significa que é impossível ter uma gestação saudável. Quando o pré-natal é feito de forma muito atenciosa e desde o primeiro momento, é perfeitamente possível ter uma gravidez de sucesso.

Uma mulher se tornou mãe aos 47 anos depois de confundir os primeiros sinais de gravidez com a menopausa. A terapeuta de beleza Tania Behrns, de Christchurch, na Nova Zelândia, disse que desistiu definitivamente de ter filhos aos 44 anos, pois acreditava que era "velha demais" para engravidar.

Quais são os riscos da gravidez depois dos 35 anos (para o bebê)? Em relação aos riscos para o bebê, em mães com mais de 35 anos aumentam as chances de a criança nascer com baixo peso ou ser prematura. Fora isso, há mais chances de ter síndromes cromossômicas, como Síndrome de Down.

A gravidez aos 48a tem menos de 5 % de ocorrer naturalmente além de aumentar as chances de aborto espontâneo devido a um maior número de óvulos com má qualidade na mulher nesta idade.

As chances de conseguir uma gravidez após os 40 anos de forma natural são bem reduzidas, mas isso não é impossível. Para tanto, a mulher não pode apresentar nenhum outro fator de infertilidade, além da idade — como tubas uterinas obstruídas, endometriose e outras doenças no útero (miomas, pólipos, sinequias etc.).

Após os 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar — mas ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.

Indivíduos com mais de 45 anos apresentam uma probabilidade 14% maior de que a criança seja prematura (quando ela vem ao mundo antes de 37 semanas de gestação). Naqueles que já passaram dos 50, há um risco 28% mais elevado de o recém nascido precisar ficar um tempo numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.