Quais os riscos de uma grávida fumar narguilé?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Por isso, os médicos alertam que fumar na gravidez é completamente contraindicado já que coloca em risco a saúde tanto da mãe como o bebê. Além disso, vale esclarecer que a orientação vale também para o narguilé, que pode inclusive apresentar concentrações mais altas de substâncias nocivas do que o cigarro.

Os cientistas descobriram que cada dia adicional de exposição à fumaça durante a gravidez aumentava o risco de parto prematuro, independentemente de raça, etnia ou renda. E uma semana inteira de exposição se traduziu em um risco 3,4% maior em relação a uma mãe que não foi exposta à fumaça de um incêndio florestal.

Saiba que não é apenas para quem fuma que o narguilé faz mal. A fumaça pode ficar no ambiente por muitas horas, por conta do grande volume em que é gerada. Isso prejudica a saúde de bebês, crianças, grávidas e pessoas com doenças pulmonares e respiratórias.

Após 12 anos longe dos vícios, o garoto está vivendo em uma rotina saudável, indo à escola e brincando como uma criança normal. Em 2019, Aldi chegou a fazer uma visita no Brasil para participar do programa Domingo Show, transmitido pela TV Record, apresentado por Geraldo Luís.

A orientação é para que aconteça a interrupção total do fumo durante a gestação e amamentação. Mesmo assim, o aleitamento materno deve ser mantido mesmo em casos de mães fumantes que não conseguem parar, pois a amamentação previne infecções em geral e inclusive problemas respiratórios.

Ministério da Saúde - Uma sessão de narguilé equivale à fumaça de 100 cigarros.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

O tabaco utilizado no narguilé, mesmo com toda a essência de sabor, é ingerido em maior quantidade pelo organismo. "Um dos maiores problemas do narguilé é a longa exposição ao tabaco. Dependendo do tamanho do aparelho e da durabilidade da sessão, o ato pode equivaler a fumar mais de 100 cigarros.

Ao ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou usar outras drogas na gravidez, a mãe compartilha estas substâncias com o bebê. Elas podem prejudicar o desenvolvimento no útero, causar danos permanentes e até diminuir as chances de o bebê sobreviver.

Durante a gestação, evite utilizar produtos que contenham formol ou amônia, como tinturas para cabelo ou produtos para alisamento. Alguns desses produtos também podem conter metais pesados, como chumbo e arsênio, que são produtos tóxicos na gravidez, mesmo em quantidades muito pequenas.

Idealmente, deveria deixar de fumar quando está grávida sem utilizar uma TSN. Parar de fumar por completo é, de longe, a melhor opção. Mas, se pensa que necessita de uma TSN, consulte o seu médico ou profissional de saúde.

Bebê é retirada da delegacia por conselheira tutelar
A mãe da criança prestou depoimento à polícia também nesta terça. As informações são da Record TV. Uma jovem de 18 anos, prima da criança, recebeu ameaças de morte e de espancamento de familiares depois que o vídeo viralizou nas redes sociais.

É importante ressaltar que o nível de cotinina diagnosticado em crianças cujas mães são fumantes e amamentam são iguais aos dos fumantes ativos. Assim, mães fumantes devem aguardar cerca de duas horas após o último cigarro para o início da amamentação.

Herbal: o tabaco herbal produz os fumos sem nicotina, pois é feito de folhas de chá.

Hoje, após reeducação alimentar, ele está vivendo uma rotina com idas à escola, faz refeições balanceadas e segue longe do cigarro. "Estou feliz agora. Me sinto mais entusiasmado e meu corpo está renovado", revelou o menino à CNN. As imagens do bebê fumando correram o mundo em 2010.

O ideal é que o fumante não faça o uso do cigarro no dia da visita”, alerta. Joaquim esclarece que as pneumonias mais graves acontecem no primeiro ano de vida e o risco de morte por pneumonia em um bebê com semanas de vida é ainda maior.

Quem fuma pode ter a vasodilatação dos vasos da placenta e do últero e, consequentemente, a diminuição de oxigênio enviada para o Bebê. Estudos comprovam que a substância também prejudica os pulmões e as pequenas vias aéreas do Bebê.

Então se você se pergunta se pode fumar durante gravidez, a resposta é não. As complicações para mãe e filho incluem maior probabilidade de nascimento prematuro do bebê e com baixo peso, descolamento da placenta e a ruptura precoce da bolsa. Todas essas graves complicações podem levar à morte do bebê e também da mãe.