Quais os riscos de uma cirurgia no maxilar?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A cirurgia ortognática, como qualquer outro procedimento cirúrgico, possui riscos e complicações, que devem ser informados previamente ao paciente. Estamos falando de problemas como hemorragia, que na maioria dos casos se manifesta como epistaxe, e infecções, as quais podem ser tratadas por meio de antibióticos.

Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada por dentro da boca. Raramente é feita com corte no rosto. O procedimento consiste basicamente em “soltar” o maxilar superior, o inferior (mandíbula) ou o queixo – e, às vezes, todos eles. A fixação na nova posição é feita com placas e parafusos geralmente de titânio.

A cirurgia no maxilar é necessária para tratar problemas em três planos do rosto, sendo eles o anteroposterior, vertical e transversal. O plano anteroposterior envolve problemas como prognatismo, ou seja, o queixo grande, e retrognatismo, ou seja, o queixo retraído.

Há quem fale de um custo variável entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado. Por isso, é necessário checar e escolher um profissional de confiança para o procedimento.

Vc deve procurar um cirurgião dentista especialista em Cirurgia buco-maxilo-facial. Você deve procurar um cirurgião-dentista que seja especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

É perigoso fazer cirurgia ortognática? A cirurgia é considerada pelos especialistas como agressiva com recuperação complexa e lenta. O processo cirúrgico é feito pelo reposicionamento e fixação da mandíbula no local correto, com a instalação de parafusos ou placas de metal dentro da gengiva.

Quanto tempo dura uma cirurgia ortognática? Isto varia de acordo com as técnicas empregadas e da experiência do cirurgião. De uma forma geral nossa equipe leva de 1 hora a 1 hora e 30 minutos em casos monomaxilares e cerca de 2 horas e meia a 3 horas em casos de cirurgias combinadas.

O estalo que acontece no maxilar está relacionado com a articulação temporomandibular (ATM), que pode caracterizar um sinal de dano ao disco articular ou nos ligamentos da ATM. O disco articular impede que os ossos tenham contato direto, amortecendo o impacto da mandíbula, enquanto falamos, mastigamos e bocejamos.

Olá..sim!! é possível a realizalçao da cirurgia ortognática pelo SUS.. você deve procurar os serviços de formação em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da sua cidade..

O deslocamento da mandíbula é causado ocasionalmente por uma lesão, mas normalmente é causado pela abertura excessiva da boca (por exemplo, ao bocejar, morder um sanduíche grande, vomitar ou durante um procedimento dentário).

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

- Para ajudar a relaxar o maxilar fale bem devagar, como se estivesse em câmera lenta; Por fim, pode aplicar compressas frias no local e comer alimentos fáceis de mastigar. Lembrando que isso é algo para aliviar o incômodo, mas se está sentindo dores, procure seu dentista urgente.

Introdução: A cirurgia ortognática é em sua grande maioria para fins estéticos e possui grandes chances de complicações podendo gerar infecções, disfunção temporomandibular, lesão no nervo, desvio de septo entre outras.

3- Tente dormir na primeira semana com a cabeça elevada em relação ao restante do corpo, em inclinação de 45 graus. Isso pode ser conseguido colocando dois ou três travesseiros abaixo da cabeça.

Devido à indicação de não mastigar nos primeiros 15 dias (este número de dias é flexível, e depende de cada caso), é fundamental seguir todas as indicações para a correta higienização oral, e começar a movimentar a boca somente quando já for autorizado pelo cirurgião.

Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.

Os alimentos indicados para esse período de recuperação são:

  • caldos;
  • combinações pastosas;
  • cremes;
  • líquidos;
  • feijão bem cozido;
  • sorvetes;
  • sopas;
  • sucos.