Quais os riscos de uma carta de crédito?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Risco de golpes

  • Quem teve a contemplação cancelada por falta de pagamento;
  • Integrantes de um grupo que não existe mais;
  • Pessoas que não foram contempladas;
  • Uso de carta de crédito falsificada, sem nenhum valor.

A grande vantagem é que a carta de crédito tem poder de compra à vista. Isso dá uma ótima margem de negociação na compra. Por exemplo, se você tiver tentando comprar um imóvel no valor de R$ 350 mil, por exemplo, pode conversar com o proprietário informando que terá algo como R$ 300 mil à vista.

Se caso você atrasar seus pagamentos, mas não ter ainda sido contemplado com uma carta de crédito, seu nome não suja. Ou seja, se você atrasar o consórcio sem ter a carta de crédito do mesmo, você apenas irá sofrer sanções dentro do plano em si.

Não existe nenhuma lei que obrigue o consorciado a usar a carta de crédito contemplada em um determinado prazo. Portanto, é possível manter o documento enquanto o grupo de consórcio ainda estiver ativo.

Quanto tempo demora para liberação de carta de crédito? O tempo de liberação do crédito ocorre a partir de 7 dias, em geral. Entretanto, esse é o prazo mínimo. Alguns consórcios levam até 60 dias para liberar o crédito.

Para poder ter uma carta de crédito é preciso participar de um consórcio. Nesse momento você vai determinar a finalidade do consórcio e o valor dele. Por exemplo: se a sua intenção for comprar um imóvel, deverá ver um consórcio especial para isso. Depois, escolha o valor do imóvel que pretende comprar.

Cartas contempladas e consórcio: qual escolher? Na realidade, a escolha entre carta de crédito contemplada e consórcio depende de seu perfil. De modo geral, a carta contemplada é a que apresenta mais vantagens porque possibilita acesso rápido ao crédito, podendo comprar o bem o quanto antes.

Posso resgatar o valor da minha carta de crédito em dinheiro? Sim, resgatar o crédito do consórcio em dinheiro é uma possibilidade real. Para isso, é necessário que se obedeça todos os requisitos estabelecidos pelas regras do Banco Central que gerem o sistema de consórcios.

Mas, e quando os planos mudam, será que dá para receber o valor da carta de crédito em dinheiro? A resposta é sim. É possível ter acesso ao dinheiro ao invés de prosseguir com a aquisição do propósito inicialmente pretendido.

O interessado em descontemplar a carta de crédito deve entrar em contato com a Administradora da carta. É possível fazer a solicitação nos canais de atendimento da Administradora. Normalmente quando existe a inadinplencia de mais de dois meses, as Administradoras cancelam a carta de crédito compulsoriamente.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

Assim como no Consórcio, a Carta de Crédito serve como uma garantia que o portador possui um valor específico para comprar um imóvel. Mas, no caso do financiamento imobiliário, o banco emite esse documento após a análise de crédito, porque faz parte da transação imobiliária.

Quando um consorciado é contemplado, as parcelas dos outros membros do grupo podem aumentar, pois o valor da carta de crédito é dividido entre todos.

A Circular n° 3.432 diz que o consorciado tem direito a receber o valor em dinheiro desde que tenha quitado todas as suas obrigações financeiras, e após 180 dias da contemplação.