Quais os riscos de um silo?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O trabalho dentro de silos está sujeito a alguns acidentes, como a intoxicação, incêndios, explosões, afogamento, engolfamento e quedas de altura. Dentre esses citados, o que mais ocorre é o de engolfamento e o que apresenta maior risco para a indústria é o de explosão.

O que fazer para evitar os riscos de soterramento em silos de grãos? De modo geral, é preciso estar atento para intervenções contínuas, como a armazenagem correta de grãos, treinamento dos trabalhadores e o uso de equipamentos adequados para preservar a segurança e a vida dos trabalhadores.

Os silos metálicos possuem estruturas de aço e são construídos por empresas especializadas. Eles conservam os grãos armazenados por, aproximadamente, um ano e não alteram a qualidade do produto. Além disso essas estruturas costumam durar até 30 anos!

Os silos são estruturas que podem ser metálicas ou de concreto (ou de ambos osmateriais) e são utilizadas para armazenagem de grãos, como milho e soja. Eles podem ter formato arredondado, cilíndrico, entre outros. Para serem armazenados nesses locais, os grãos precisam passar primeiro por um processo de secagem.

Segundo a regulação prevista em lei, cada um dos três níveis de insalubridade seguem os respectivos percentuais equivalentes: 10% para atividades com grau de risco mínimo. 20% para atividades com grau de risco médio. 40% para atividades com grau de risco máximo.

Silo de superfície
Como vantagens, temos: permite a construção em qualquer local; custo mais baixo; e permite a autoalimentação. Como desvantagens, temos: compactação dificultada; enchimento deve ser muito rápido; requer cerca para proteção; e possibilidade de contaminação com terra.

O uso de silos para o armazenamento de grãos é uma maneira comum que os produtores fazem para conduzir a produção dos grãos e ter o manejo daquilo que foi gerado. Assim, os produtores têm o maior controle e a oportunidade de gerar negócios no momento mais lucrativo, evitando perdas após a colheita.

Os tipos mais comuns são os silos de superfície e os silos de trincheira, porém, há outros tipos que vêm sendo desenvolvidos cada vez mais nas propriedades agrícolas como o silo-fardo revestido por filme plástico (bola) e os silos tubulares (bag).

- Abrir o silo somente 30 dias após o fechamento. A silagem está pronta depois de completar o processo de fermentação, que leva em torno de três semanas e, por segurança, abre-se em um mês.

Um silo convencional que custa a partir de R$ 800 mil tem capacidade para armazenar 50 mil sacas, 3 mil toneladas.

60 m de comprimento -> 200 t – 3.333 sacos de 60 kg. 75 m de comprimento -> 254 t – 4.233 sacos de 60 kg. 100 m de comprimento -> 345 t – 5.750 sacos de 60 Kg.

A avaliação da qualidade da fermentação sofrida baseia-se em indicadores como cor, odor, aparência e temperatura da silagem. Devido à ocorrência de maior umidade nas paredes dos silos, principalmente quando estas não são de alvenaria, as silagens tendem a mudar de cor nessa região.

Uma vez vedado, o silo permanecerá armazenado a campo por um longo período e, depois de encerrada esta etapa, o mesmo estará pronto para ser fornecido aos animais.

Aproximadamente 40 dias após o fechamento do silo, a silagem poderá ser fornecida aos bovinos. Se tiver sido bem feita e o silo não for aberto, a silagem pode conservar-se por mais de 1 ano. Uma vez aberto o silo, a cada dia deve ser retirada uma fatia de no mínimo 15 cm.

A maioria dos produtores de silagem não veda temporariamente, nem cobre a frente da forragem ensilada quando o enchimento é prorrogado. Se há previsão de chuva e o corte vai ser interrompido por alguns dias, é aconselhável uma cobertura temporária.

Na prática, as condições ideais do ambiente no interior do silo e da massa de grãos são entre 23°C a 35°C, com umidade relativa de 70%.