Quais os riscos de tomar Yasmin?

Perguntado por: ojordao6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Reações adversas comuns (entre 1 e 10 em cada 100 usuárias podem ser afetadas): instabilidade emocional (alterações de humor), depressão/ estados depressivos; diminuição ou perda da libido (diminuição ou perda do desejo sexual); enxaqueca; náusea; dor nas mamas; sangramento uterino inesperado (sangramento entre ...

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Nesse período, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão do último comprimido de Yasmin®, deve ocorrer sangramento semelhante ao menstrual (sangramento por privação hormonal). Inicie nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter parado ou não o sangramento.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Yasmin é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio).

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Os contraceptivos orais combinados, entre eles o Yasmin®, estão entre os medicamentos mais sistematicamente estudados e amplamente utilizados disponíveis hoje. Yasmin® é eficaz e tem um perfil de segurança (benefício-risco) favorável, quando usado da forma indicada na bula aprovada pelas agências de saúde de cada país.

Serve para prevenir a gravidez. Em função da sua composição, pode trazer benefícios como a redução das cólicas, prevenção do ganho de peso e diminuição da acne e do excesso de oleosidade na pele e cabelos.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Aumento de possibilidades de problemas no fígado
A ingestão de hormônios via oral pode sobrecarregar o fígado, pois este órgão é responsável por metabolizar o medicamento. Ao longo do tempo de uso deste método contraceptivo, existe o risco do fígado sofrer problemas como a sobrecarga.

Em condições normais, isso ocorre no 14° dia do ciclo menstrual. Um ciclo comum tem 28 dias de duração. Isso significa que, como o anticoncepcional não permite a liberação do óvulo, a mulher que utiliza deste método não tem período fértil.

Não, emendar uma cartela à outra não altera a eficácia do contraceptivo, mas Thalita alerta que é sempre necessário consultar seu médico. “Caso você queira emendar cartelas, converse que com seu ginecologista para que ele análise o seu caso específico e o anticoncepcional escolhido.

Tanto a pílula combinada (estrogênio + progesterona) quanto a pílula de progesterona oferecem proteção após o sétimo dia de uso. Este prazo é necessário para que o medicamento faça o efeito de impedir a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso.

Os anticoncepcionais orais monofásicos – ou de um só hormônio, no caso a progesterona, têm um risco menor de desencadear trombose, se comparados aos anticoncepcionais de hormônios combinados: progesterona e estrogênio.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

o Yaz, apesar de conter a mesma dose de progestógeno que o Yasmin, possui menos estrógeno. O Diane 35 e o Selene são fabricados com os dois hormônios sintéticos, mas em baixa dose — as substâncias são as mais indicadas para o tratamento de acne.

Quando o Anticoncepcional Começa a Fazer Efeito? Normalmente, as pílulas anticoncepcionaiscomeçam a fazer efeito a partir da primeira pílula da primeira cartela ou, no caso de injeção, a partir da primeira injeção do anticoncepcional.

O genéricos contêm o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica que as versões com marca (originais). Também apresentam eficácia e segurança equivalentes --tudo comprovado cientificamente junto ao órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.