Quais os riscos de tomar Tribulus terrestris?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O consumo em excesso ou por tempo prolongado do tribulus terrestris pode causar uma série de problemas de saúde. Em mulheres as complicações envolvem: aumento do clitóris, alteração do ciclo menstrual, acne, aumento de pelos e infertilidade. Já em homens os problemas são: atrofia testicular e infertilidade.

A medida visa reduzir a exposição da população a produtos com potencial para atuar sobre o sistema reprodutor e a produção de hormônios sexuais masculinos, sem a devida orientação e acompanhamento de profissionais da saúde.

E, em anos mais recentes, começaram a surgir estudos científicos testando os efeitos do tribulus terrestris no corpo. Mais especificamente, alguns estudos feitos na Bulgária mostraram que homens com baixa libido, após tomar tribulus por 2 meses, tiveram um aumento significativo do seu desejo sexual.

Quem não deve usar
O Tribulus terrestris não é indicado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Essa planta também não é recomendada para homens com aumento da próstata, pessoas com doenças cardiovasculares, como pressão alta, doenças no fígado ou que fazem tratamento com lítio.

Como as saponinas são excretadas pela via hepática (fígado), o Tribulus terrestris pode causar sobrecarga no fígado se consumido em grandes dosagens (acima de 2 g por dia) e por um período longo. Por esse mesmo motivo, ele não é recomendado para pacientes com hepatopatias.

Testes da Universidade da Califórnia confirmaram a eficácia do Tribulus Terrestris no aumento da testosterona e mostraram que o extrato aumenta os níveis de testosterona em quase 30% no 5º dia de ingestão. A dose diária máxima é de 1500 mg.

O tribulus terrestres é extraído de uma erva natural, com propriedades e funcionalidades importantes para o organismo humano. Quando utilizado da maneira correta, ele consegue proporcionar benefícios para a saúde e o bem-estar. No entanto, a ingestão desenfreada de compostos concentrados pode ser perigosa.

Por exemplo, se você quer melhorar o desempenho nos exercícios e aliviar os sintomas da TPM, o profissional indica a maca peruana. No entanto, se quer proteger a saúde do coração, prevenir pedras nos rins e reduzir dores e inflamações, ele recomenda o Tribulus terrestris.

eram comercializas sob publicidades não autorizadas pela vigilância sanitária. A empresa apresentava propagandas que alegavam benefícios na regulação de libido, fertilidade e fadiga não comprovados.

O Tribulus terrestris costuma apresentar os primeiros efeitos já em uma semana de tratamento. Contudo, é mais correto afirmar que os efeitos começam a ser totalmente sentidos a partir de 2 meses de tratamento.

Recomenda-se a ingestão 2x ao dia – manhã e noite. Durante o sono ocorre o pico de insulina no corpo. Por isso, tomar TRIBULUS TERRESTRIS antes de dormir vai maximizar os resultados.

A associação de Ashwaganda, Ginseng, Mucuna e Tribulus Terrestris atua beneficamente na redução da ansiedade e estresse, além de aumentar o desejo sexual, humor, energia, força e massa magra.

4 melhores suplementos para aumentar a testosterona
Suplementos como Vita Pure, 4 Sleep, ZMA Testo Booster e Whey 100% podem ser interessantes pois são suplementos que contém diversos micronutrientes e compostos bioativos que geram estímulos em nosso organismo para o aumento da síntese de testosterona.

A Maca Peruana quando consumida em dosagens adequadas, não possui qualquer relação com o aumento do peso corporal. Porém, em pessoas sedentárias, o excesso do suplemento Maca Peruana pode favorecer o ganho de peso. Já em se tratando do emagrecimento, a Maca Peruana pode ser um excelente aliado.