Quais os riscos de tomar topiramato para emagrecer?

Perguntado por: udias . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Pessoas que usam o medicamento topiramato, desenvolvido nos EUA em 1979 para combater convulsões, como emagrecedor relatam efeitos colaterais como adormecimento e formigamento em várias partes do corpo, náuseas, problemas de memória e muitas dificuldades com o reflexo motor, além de sonolência e dificuldade de ...

Os resultados mostraram que os pacientes tratados com topiramato perderam uma média de 5,34 kg (95% intervalo de confiança [IC 95%] -6,12 para -4,56) acima do peso perdido pelos pacientes em uso de placebo.

Você não deve tomar topiramato se você for alérgico a qualquer ingrediente do produto. Informe ao seu médico se você tem ou teve pedras nos rins 10. Ele deverá recomendar que você ingira muito líquido enquanto estiver se tratando com topiramato.

O Topiramato
pode aumentar o risco de depressão do sistema nervoso central com: álcool; depressor do sistema nervoso central (ver Apêndice).

O tratamento deve ser iniciado com 25 a 50 mg, administrados à noite, durante uma semana. Posteriormente, a intervalos de 1 ou 2 semanas, a dose deverá ser aumentada de 25 a 50 mg/dia e dividida em duas tomadas.

Posso usar topiramato para emagrecer? Por certo, o topiramato é um remédio que ameniza epilepsia, convulsões e enxaqueca. Ou seja, não há indicação para emagrecer. Embora a perda de peso seja um dos efeitos colaterais, ele não deve ser utilizado para essa finalidade.

O topiramato controla a impulsividade, a ansiedade e age no cérebro bloqueando a ação de uma substância chamada glutamato, relacionada com os sintomas de abstinência do álcool. E isso, pelo jeito, pode ser aplicado também ao tabaco.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

A dose média de topiramato utilizada foi de 100 mg/dia, variando de 25 a 400 mg/dia. Os pacientes tratados com topiramato apresentaram redução de 44,8% no número médio de dias da semana com compulsão alimentar e/ou práticas purgativas, enquanto essa redução foi de 10,7% para o grupo que utilizou placebo.

Também pode ser usado como estabilizador de humor na doença bipolar, para o tratamento do ganho de peso neuroléptico-induzido em pacientes com ansiedade, como analgésico na neuropatia diabética1 e para o tratamento profilático das migrânias.

Em adultos, a dose alvo inicial recomendada para o Topiramato em monoterapia é de 100 mg/dia e a dose diária máxima recomendada é 500 mg. Alguns pacientes com formas refratárias de epilepsia toleraram doses de 1000 mg/dia de Topiramato em monoterapia.

Sigmax 25mg, caixa com 20 comprimidos revestidos.

O topiramato é indicado, para adultos e crianças, como adjuvante no tratamento de crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária e crises tônico-clônicas generalizadas primárias.

R$ 41,17.