Quais os riscos de tomar Ozempic?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Confira a seguir alguns dos efeitos colaterais mais comuns do Ozempic:

  • Empachamento.
  • Refluxo.
  • Diarreia.
  • Constipação intestinal.

A redução das porções é uma das indicações da fabricante Novo Nordisk para diminuir efeitos colaterais durante o tratamento com Ozempic. Evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas também pode ajudar a controlar a sensação de enjoo causada pelo remédio.

Apesar de ser adotado por famosos como Elon Musk e Jojo Todynho, a médica ressalta que o uso diário sem observação é irresponsável, uma vez que existem diferentes doses e recomendações que variam a depender do corpo, organismo e das necessidades de cada paciente.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Alerta sobre quem não pode usar ozempic
Esse medicamento não é indicado, realmente, para pessoas com diabetes tipo 1 e pessoas com cetoacidose diabética - que é uma complicação aguda da diabetes mellitus tipo 1”, frisa a médica.

Como Ozempic® é administrado
Não deve ser injetado na veia ou no músculo. Os melhores locais para aplicar a injeção são a parte anterior das coxas, a parte anterior da cintura (abdome) e a parte superior do braço. Antes de utilizar o sistema de aplicação pela primeira vez, seu médico ou enfermeiro mostrará como usá-lo.

Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

Tomar Ozempic com sulfonilureia ou insulina, pode aumentar o risco de apresentar níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia). Em alguns casos, quando ocorre uma melhora rápida no controle do nível de açúcar no sangue, pode causar um agravamento temporário da doença do olho diabético.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

Muitas pessoas chamam o Ozempic de "caneta emagrecedora", equivocadamente. Para quem usa a droga com esse objetivo, o médico ressalta: "Os pacientes devem associar o uso da medicação a uma mudança no estilo de vida, praticando atividade física e incorporando uma dieta equilibrada.

Como tomar Ozempic ou Wegovy:
0,25 mg* por via subcutânea uma vez por semana durante 4 semanas, depois aumente para 0,5 mg uma vez por semana.

A Dra Elaine Dias diz que apesar de não provocar nenhum tipo de “abstinência” conhecida, a interrupção do tratamento pode levar a consequências indesejadas, como: Piora dos índices glicêmicos: como qualquer remédio, o Ozempic não faz efeito se você deixa de usar.

Quantos quilos se perde usando Ozempic? O principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas.

O Ozempic causou um refluxo gástrico crônico em Lula. Há ainda o risco de a perda de peso excessiva provocar uma perda de massa magra em todo o corpo, o que leva a problemas como um envelhecimento acelerado do rosto.

Não existe um horário certo para tomar a dose do Ozempic. Ele pode ser administrado antes ou depois das refeições, no entanto, o médico determinará horários para manter uma rotina de aplicação segura e eficiente.

Ozempic começa a fazer efeito em torno de 4 semanas. .

Ozempic em comprimido promove perda de peso significativa em estudos.

Considerando a dose usual para tratamento de diabetes tipo 2, de 0,5 mg, cada sistema de aplicação (caneta) de Ozempic dura cerca de um mês (4 semanas).