Quais os riscos de tomar Diprospan?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Olhos: aumento de pressão intraocular; catarata; Sistema cardiovascular: pressão alta; arritmias cardíacas; insuficiência cardíaca congestiva; edema agudo do pulmão; trombose venosa profunda; vasculite; Organismo como um todo: ganho de peso; infecção por fungos.

Em formas crônicas destas doenças, poderão ser necessárias injeções repetidas, de acordo com as necessidades do paciente. Após administração intra-articular de 0,5mL a 2mL de Diprospan® ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatoide dentro de 2 a 4 horas.

No tratamento intralesional, é recomendada uma dose intradérmica de 0,2mL/cm² de DIPROSPAN® distribuída igualmente com uma seringa do tipo tuberculina e agulha de calibre 26. A quantidade total de DIPROSPAN® aplicada em todas as áreas não deverá exceder 1mL por semana.

Após administração intra-articular de 0,5 a 2 ml de DIPROSPAN Injetável, ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatóide dentro de 2 a 4 horas. A duração do alívio, que varia amplamente nas duas condições, é de 4 semanas ou mais, na maioria dos casos.

Betaspan 5mg + 2mg, caixa com 1 ampola com 1mL de suspensão de uso injetável.

Sim. A mistura dessas duas substâncias não é aconselhada, pois pode haver prejuízos a saúde do paciente e ao tratamento da doença.

Uso com prescrição médica.

Injeção de corticóide para aliviar a dor na coluna
Quando o uso de medicamentos para tratar as dores na coluna não são suficientes, o médico especialista poderá indicar a aplicação da injeção de cortisona.

Este produto só poderá ser injetado por via intramuscular profunda na região glútea usando exclusivamente agulha calibre 30/7. Por se tratar de uma suspensão injetável, o DIPROSPAN® deve ser aplicado por um profissional de saúde . Agite antes de usar. Técnica estritamente asséptica é mandatória para o uso do produto.

Álcool e corticoides: os corticoides são metabolizados de forma mais lenta. O álcool pode atrapalhar o efeito esperado desta medicação. Enfim, estando tomando alguma medicação, o paciente deve sempre consultar o médico quanto à possibilidade de tomar ou não alguma bebida alcoólica. Fonte: AbcMed.

Diprospan é uma associação de ésteres de betametasona que produzem efeito anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático. A ação imediata é fornecida pelo fosfato dissódico de betametasona, que é rapidamente absorvido após a administração.

Betametasona serve para várias doenças das glândulas; dos ossos e músculos; do colágeno; da pele; alérgicas; dos olhos; respiratórias; do sangue; em mucosas e outras doenças sensíveis ao tratamento com corticoides (substâncias usadas como anti-inflamatórios).

Se os sintomas não desaparecem, pode-se aumentar a dose do corticoide em 10 a 15% e manter essa dose por 2 a 4 semanas. Se não ocorrer melhora dos sintomas, será necessário dobrar a dose da prednisona. A retirada deve ser feita mais lentamente, a cada 4 semanas, ou com reduções menores (metade da dose utilizada).

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

Os medicamentos derivados do ácido hialurônico são bastante utilizados no tratamento da osteoartrite (artrose), e ajudam na redução da inflamação, além de contribuir para o alívio da dor. Já os corticosteróides são a opção mais utilizada na área, sendo aplicado desde que esse procedimento foi criado.

O Dipropionato Betametasona de 5mg/g Genérico EMS com 30g é indicado para amenizar as manifestações inflamatórias e pruriginosas da pele que são sensíveis aos corticosteroides, incluindo-se o quadro de psoríase. Contraindicado para menores de 2 anos.