Quais os riscos de tomar cabergolina?

Perguntado por: rsalgueiro4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os eventos adversos mais comuns relatados em ordem decrescente de frequência foram: náusea, cefaleia, tontura/vertigem, dor abdominal/dispepsia/gastrite, astenia/fadiga, constipação, vômitos, dor no peito, rubores, depressão e parestesia.

A cabergolina é contraindicada para pacientes com alguns tipos de problemas cardíacos e/ou respiratórios. Informe ao seu médico se você tem ou teve sinais e/ou sintomas de problemas cardíacos ou respiratórios.

A dose recomendada é de 0,25 mg (metade de um comprimido de 0,5 mg) a cada 12 horas por 2 dias (dose total de 1 mg).

Posologia do Cabergolina - Prati-Donaduzzi
A dose terapêutica é normalmente 1 mg por semana, mas pode variar de 0,25 mg a 2 mg por semana, porém há casos com necessidade de até 4,5 mg por semana.

Uma das gestantes em uso de cabergolina teve um natimorto por enforcamento do cordão umbilical. Dentre as outras 15, três alegaram atraso no desenvolvimento do filho e uma também alegou malformação na criança. Três das mulheres afirmaram terem tido complicações obstétricas durante a gestação.

Posologia: A cabergolina deve ser administrada por via oral, preferencialmente com as refeições. Tratamento de distúrbios hiperprolactinêmicos: a dose terapêutica é normalmente 1 mg por semana, mas pode variar de 0,25 mg a 2 mg por semana, porém há casos com necessidade de até 4,5 mg por semana.

R$ 47,19.

O tratamento medicamentoso também poderá ser suspenso após no mínimo dois anos, desde que tenha havido redução maior de 50% do volume tumoral inicial e normalização da prolactina, com dose mínima do agonista (0,25 mg de cabergolina/semana ou 1,25 mg de bromocriptina/dia).

A dopamina (substância presente no sistema nervoso) sinaliza à hipófise que não seja produzida prolactina. A cabergolina é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopa- mina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.

A cabergolina também pode ajudar algumas pessoas com doença de Cushing. Os inibidores da esteroidogênese podem ser usados para manter a glândula adrenal produzindo cortisol. Eles incluem osilodrostat, cetoconazol, levocetoconazol, etomidato, metirapona e mitotano.

Como Cabergolina funciona? A cabergolina, inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. A cabergolina é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopamina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.

A prolactina alta serve para elevar a produção de leite pelas glândulas mamárias. Normalmente, esse aumento ocorre após o parto. Na fase de aleitamento materno, a prolactina alta também inibe os hormônios sexuais maternos, suprimindo os ciclos menstruais e diminuindo a libido e a fertilidade.

Além da regulação pelo Hipotálamo, a Prolactina também tem secreção controlada pelo sono. Há um aumento da secreção de Prolactina observado 60 a 90 minutos antes de acordar e o pico diário acontece entre as 4 e 7 horas da manhã.

Cabergolina é indicada para o tratamento de distúrbios hiperprolactinêmicos, idiopáticos ou devido a adenomas hipofisários.