Quais os riscos de tomar benzetacil?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos. Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe. Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.

A produção do medicamento Benzetacil, antibiótico usado para tratar sífilis e outras infecções causadas por germes, foi suspensa temporariamente no País. Responsável pela fabricação do produto, a Eurofarma informou, em nota, que a interrupção ocorreu para “implantação de melhorias”, sem dar detalhes.

Embora não exista uma interação direta conhecida entre a medicação e o álcool, o uso de álcool durante o tratamento com antibióticos pode sobrecarregar o fígado e afetar a eficácia do tratamento. Por isso é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Benzetacil.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses. menores de 2 anos de idade e dose única ajustada de acordo com a tabela de adultos, para crianças entre 2 e 12 anos.

Por que o benzetacil dói? Primeiro, porque a via de administração é a intramuscular, “a agulha precisa atravessar o músculo, logo tem um tamanho considerável”, comenta a acadêmica. Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção.

Benzetacil deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega.

Assim, é vital que um profissional de saúde qualificado cuide da aplicação. A ação da Benzetacil é bastante ágil. Começa a ocorrer de 15 a 30 minutos após a aplicação e atingindo seu pico de 24 a 48 horas depois.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

Os sintomas geralmente incluem urticária, coceira nos olhos e inchaço nos lábios, língua ou rosto. Em alguns casos, a alergia pode causar vômitos e diarréia. Raramente, as alergias à penicilina levam à anafilaxia, uma reação com risco de vida que afeta todo o corpo.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Pessoas com infecção estreptocócica recebem antibióticos, normalmente penicilina ou amoxicilina. As pessoas alérgicas à penicilina devem tomar clindamicina.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.