Quais os riscos de extrair um dente inflamado?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

Complicações e incômodos comuns após a extração de dente siso: dor leve/moderada, trismo temporário (dificuldade de abrir a boca), edema, alveolite (dor causada pela saída do coágulo sanguíneo da região da extração do dente) e sangramento.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

“As doenças sistêmicas e medicamentos que esse paciente carrega consigo podem influenciar na hora da cirurgia”, ressalta a dentista. Para completar, a odontologista destaca os casos de pacientes que demandam uma maior atenção, como os que apresentam risco de trombose e AVC.

O Ibuprofeno é um medicamento bastante popular que atua como analgésico e anti-inflamatório. A dosagem pode variar de acordo com a intensidade da dor, mas geralmente fica entre 200 e 400 mg a cada 6 a 8 horas. Lembre-se de que a dose máxima diária é de 1.200 mg, a menos que um dentista oriente de outra forma.

As infecções faciais que surgem a partir de uma inflamação de dente não cuidada começa a ganhar volume entre os pacientes que chegam à Rede Hospitalar de Saúde. E pode levar a óbito.

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

Dexametasona 8mg ----------------- 1 comprimido Tomar uma hora antes da cirurgia.

Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores. Espere algum tempo para ingerir alimentos, não só para não mover o maxilar, mas também porque a higienização oral no período inicial é bastante delicada.

Além do incômodo e da dor, a raiz residual pode causar mau hálito. Isso acontece quando há o acúmulo de alimentos no “vazio” que o dente deixou. A região tende a ser mais difícil de limpar, levando à proliferação de bactérias.

Pode sim. A extração do dente é indicada mesmo quando existe inflamação ou infecção, pois somente com sua remoção iremos eliminar a causa. Para esses casos, o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios prévios à cirurgia são indicados.

Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular.

Sinais e sintomas
Você também pode notar um gosto ruim na boca ou mau hálito que não desaparecem com a escovação ou o uso de um enxaguante bucal. Em alguns casos, talvez seja um dente quebrado, mas as infecções podem ficar ocultas na polpa dos dentes, sem nenhum sinal externo além de dor e inchaço.

Tratamento de canal tem um custo mais baixo
Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.

Doação dos dentes
A outra forma é a doação externa, em que cirurgiões-dentistas ou qualquer indivíduo doa os elementos dentais extraídos em estabelecimentos públicos ou privados. O doador assina um termo de doação se responsabilizando pela procedência dos elementos dentais.

Danos aos nervos – Caso a agulha atinja diretamente um nervo, o resultado pode ser dormência e dor, que podem durar semanas ou meses. Danos aos nervos são muito raros em injeções locais, de acordo com a American Society of Regional Anesthesia and Pain Medicine (ASRA) (Associação Americana de Anestesia Regional).

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.