Quais os riscos de desmame?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Como conclusão, verificou-se que fatores de risco à saúde da criança precocemente desmamada envolvem déficits nutricionais, prevalência de anemia, deficiência de ferro e anemia ferropriva, prevalência de doenças diarréicas agudas em menores de um ano, elevada necessidade de glutamina, com suscetibilidade a infecções, ...

Entre 0 e 6 meses, a criança tem como alimentação exclusiva o leite materno. Após esse período, o cuidador introduz, gradativamente, novos alimentos à rotina do bebê e passa a diminuir o consumo do leite da mãe. O desmame, geralmente, acontece a partir dos 2 anos ou até mesmo antes.

Não oferecer a mama
Uma boa estratégia para facilitar o desmame é que a mãe não ofereça o peito nem use blusas que facilitem o acesso do bebê ao peito, dando de mamar somente de manhã e à noite. Quando o bebê estiver perto dos 2 anos de idade, deve-se oferecer a mama nestes horários apenas se a criança pedir.

Já com o fim do aleitamento materno, independente do intervalo de tempo que tenha sido feito, os seios passam pelo processo inverso. “Após essa distensão, há uma atrofia das glândulas mamárias e tendência das mamas diminuírem e a pele ficar flácida”, complementa a especialista.

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento. Entretanto, a consultora de amamentação deixa claro que não é possível acelerar o processo da seca do leite.

"A amamentação deve transcorrer enquanto ela vai bem para todo mundo. Quando a mãe tem informação, recursos, e mesmo assim deseja desmamar, ela precisa ser respeitada”, diz, em entrevista exclusiva à CRESCER. Dito isso, não existe um momento certo (nem errado), e que funcione para todas as famílias.

O desmame do bebê é um processo delicado que deve ser feito gradualmente, com paciência e amor. É importante entender que isso não significa que é o fim do laço amoroso e íntimo que foi criado, mas o início de uma nova forma de alimentação e conexão entre mãe e filho.

O desmame, enquanto perda do objeto mítico de satisfação (seio materno) assume importância à díade por confrontar o bebê com perdas necessárias à conquista progressiva de laços sociais, enquanto para a mãe expressa a retomada de aspectos constitutivos da sua própria sexualidade - considerando-se as repercussões na ...

É possível voltar a amamentar depois de ter parado? Sim, é completamente possível! O processo de relactação é mais comum do que parece e, geralmente, não implica técnicas invasivas ou químicas.

Secar o Leite Materno Naturalmente

  1. Compressa Gelada. Compressa Gelada: realizar o procedimento por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. ...
  2. Apertar os Seios com Faixa. ...
  3. Chás Que Ajudam a Secar o Leite Materno.

Não fale do desmame na frente do bebê, nem mesmo se você acha que ele não está ouvindo.
...
Dedique tempo para a criança.

  1. Brinque no chão, volte a ser criança.
  2. Inclua a criança na rotina de casa: Convide a ajudar na cozinha, limpar a sala, pendurar roupas.
  3. Mostre que confia nele. Dê pequenas tarefas, adequadas para a idade.

Aqui estão mais alguns benefícios que a abordagem de desmame conduzido pela criança oferece ao seu bebê:

  • Controle total da alimentação;
  • Desenvolvimento de habilidades motoras;
  • Alimentação autorregulada;
  • Diminuição do risco de comportamentos obesogênicos (hábitos que podem estimular o excesso de peso).

Dicas para desmame gentil

  1. Não ofereça mais o seio. Não convide seu bebê para mamar, no desmame gradual você espera a criança pedir. ...
  2. Reduza as mamadas aos poucos. Vá diminuindo a quantidade de mamadas por dia, assim como a duração delas, gentilmente. ...
  3. Converse com seu filho. Não subestime seu bebê.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

O ideal é um desmame gradativo, mas você pode também procurar seu mastologista que pode lhe orientar técnicas que visam estimular o mínimo possível a mama, como enfaixamentos e compressas frias, além de medicamentos que auxiliam da inibição da produção do leite e no desmame.

Beber menos água e outros líquidos porque eles são essenciais na produção de leite, e com a sua restrição, a produção naturalmente diminui; Colocar compressas geladas nas mamas, mas enroladas numa fralda ou num guardanapo para não queimar a pele.

Desmame Sem Risco do Leite Empedrar
Caso o bebê pare de repente e desmame por conta, você realiza a ordenha, e ao poucos diminua a quantidade e o tempo das ordenhas. Isso fará com que o leite diminua e além disso, te ajuda a não sofrer com a mama empedrada durante este período.