Quais os riscos da quetiapina?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Tontura, dor de cabeça, sonolência, enjoo, vômito, diarreia e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais do hemifumarato de quetiapina.

Você não deve utilizar este medicamento se tiver alergia ao hemifumarato de quetiapina ou a qualquer um dos componentes do medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Os pacientes apresentaram melhora do sono na primeira reavaliação com duas semanas e, na avaliação subsequente, com seis semanas.

Alguns deles incluem: Aumento do risco de morte devido a psicose relacionada à demência; Aumento do risco de pensamentos suicidas; Potencial grave perda de peso ou ganho de peso.

Iniciar com 25 mg e aumentar progressivamente até 75 mg/noite.

Efeitos colaterais comuns da Quetiapina incluem sonolência, boca seca, tontura, e ganho de peso. Em alguns casos, pode causar efeitos mais graves como alterações do ritmo cardíaco, efeitos no sistema nervoso e alterações metabólicas.

Nas regiões centrais, age como bloqueador de dopamina, diminuindo sintomas de insônia, irritabilidade e impulsividade. Já na área frontal, ela promove a liberação de dopamina. O resultado disso é a diminuição de oscilações de humor e aumento da afetividade, interações sociais e concentração.

Em adultos, hemifumarato de quetiapina é indicado para o tratamento da esquizofrenia, como monoterapia ou adjuvante no tratamento dos episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar, dos episódios de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar, no tratamento de manutenção do transtorno afetivo ...

O hemifumarato de quetiapina pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas de alguns tipos de transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar.

O hemifumarato de quetiapina pode induzir a queda de pressão arterial em pé, especialmente durante o período inicial do tratamento. - Em pacientes com histórico ou com risco para apneia do sono e que estão recebendo concomitantemente depressivos do sistema nervoso central (SNC).

Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.

O Hemifumarato de Quetiapina comprimido de liberação prolongada deve ser administrado à noite. A dose diária no início do tratamento é de 50 mg nos dias 1 e 2, e 150 mg nos dias 3 e 4.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? Sintomas: sonolência e sedação, batimento rápido do coração e queda da pressão arterial. Foram relatados casos de prolongamento do intervalo QT com superdose. Tratamento: não há antídoto específico para a quetiapina.

O medicamento quetiapina é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento de: Esquizofrenia (CID10: F20. 0, F20.

Não se deve cortar comprimidos revestidos ao meio
Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.

Cabe ponderar ainda que a associação de agentes serotoninérgicos, como a sertralina, a agentes antipsicóticos, como a quetiapina, pode potencializar os efeitos adversos/tóxicos dos últimos, possivelmente aumentando o risco de síndrome serotoninérgica maligna, uma condição potencialmente fatal, manifestada por mudanças ...