Quais os riscos da pulverização?

Perguntado por: amorais5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os maiores riscos de intoxicação estão relacionados ao contato do produto ou da calda com a pele. A via mais rápida de absorção é pelos pulmões; daí, a inalação constituir-se em grande fator de risco. Assim, os trabalhadores que aplicam rotineiramente agrotóxicos devem se submeter periodicamente a exames médicos.

A aplicação na presença de ventos com velocidade acima de 10 km/h poderá provocar deriva e as gotículas não atingirão o alvo, podendo atingir locais com culturas sensíveis.

O produtor tem um desafio enorme nas lavouras: a rápida velocidade de desenvolvimento, adaptação e resistência de pragas, doenças e plantas daninhas. Soluções que antes auxiliavam na produção, hoje não funcionam mais. Além disso, erros na aplicação também podem fazer os defensivos agrícolas perderem a sua eficácia.

O senso empírico comum, utilizado pelos pomicultores brasileiros, é de que, independentemente do inseticida utilizado, o tempo de quatro horas de secagem antes do início da precipitação é suficiente para sua absorção pela planta.

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Alguns deles são:

  • fungicidas (atingem fungos);
  • herbicidas (atingem plantas);
  • inseticidas (atingem insetos);
  • acaricidas (atingem ácaros);
  • rodenticidas (atingem roedores).

Através da pele - Irritação na pele, ardência, desidratação, alergias. Através da respiração -Ardência do nariz e boca, tosse, coriza, dor no peito, dificuldade de respirar. Através da boca - Irritação da boca e garganta, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia.

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados.

Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.

Termo usado para designar danos causados ao bem segurado. Caracteriza os danos existentes no veículo antes da contratação do seguro ou antes de um acidente. Por exemplo: ferrugem, amassamentos e riscos que não são cobertos.

A pulverização consiste em quebrar o líquido (ou a calda) em pequenas gotas. Em alguns casos as gotas precisam ter um tamanho bem reduzido, porque o alvo (doença ou praga) está em algum lugar na planta bem escondido.

Tomomassa Matuo, descrito em seu livro clássico “Tecnicas de Aplicação de Defensivos Agrícolas” (1990), a ponta de pulverização é o principal componente dos equipamentos de aplicação, por ser o item responsável pela produção e dispersão das gotas com o produto em uma pulverização, merecendo todo o cuidado em sua ...

Pulverizar significa distribuir uma substância líquida em pequenas partículas. Em agricultura, a pulverização geralmente é utilizada para distribuir produtos agroquímicos, nutrientes ou fertilizantes de uma maneira geral.

À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.

A velocidade de 8 km. h-1 apresentou-se como o melhor resultado, concluindo que esta velocidade poderá ser a melhor a ser indicada para os produtores para aumentar a eficiência de aplicação de produtos fitossanitários e aumentar o controle de pragas e doenças no cafeeiro.

A ingestão de glifosato está associada a desordens gastrointestinais, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, microcefalia, intolerância ao glúten e alterações hormonais.

Durante o dia, as altas temperaturas, baixa umidade do ar e rajadas de vento prejudicam o aproveitamento dos defensivos aplicados, causando prejuízo ao produtor.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.