Quais os riscos da eletroneuromiografia?

Perguntado por: afernandes4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O exame eletromiográfico é realizado com eletrodo de agulha descartáveis e de suo único que são inseridos através da pele até o músculo; podem ocorrer sangramentos puntiformes e formação de diminutos hematomas. Essa ocorrência é inerente ao exame e não traz nenhum risco à saúde.

Problemas motores, como contração muscular involuntária. Compressão ou lesão nervosa, como na síndrome do túnel do carpo. Lesão de raiz nervosa, como na dor ciática. Degeneração muscular, que acontece na distrofia muscular.

Entretanto, é comum os pacientes se queixarem de desconforto e dor após uma eletroneuromiografia, com alguns estudos demonstrando a ansiedade experimentada pelos mesmos durante os testes.

ORIENTAÇÕES PARA O EXAME DE ELETRONEUROMIOGRAFIA (ENMG)
Não passe loções, óleos ou qualquer tipo de creme no corpo. - Para exame dos membros superiores, vista uma camiseta de manga curta ou regata. - Para exame dos membros inferiores, vista uma bermuda acima do joelho. - Para exame da face, não passe maquiagem.

O exame tem duração de aproximadamente trinta minutos, sendo inicialmente realizado estímulos elétricos (choques toleráveis) para estudo da condução nervosa dos nervos periféricos (neurocondução).

É solicitada quando houver suspeita de qualquer doença no Sistema Nervoso Periférico (nervo, junção mioneural ou músculo). Vale a pena lembrar que ela não faz diagnósticos de doenças do Sistema Nervoso Central, como, por exemplo, Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Eletroneuromiografia (ENMG) preço com a Doctor Saúde a partir de R$ 90,00. Informe-nos qual é o seu bairro e de qual parte do corpo você precisa realizar a ENMG e receba seu orçamento e data de agendamento por mensagem: MEMBROS SUPERIORES (MMSS)

A eletroneuromiografia, ou eletromiogragia (EMG), é o método de estudo neurofisiológico usado no diagnóstico e prognóstico das lesões do sistema nervoso periférico.

Os principais laudos do exame de ENMG procuram localizar a lesão neuromuscular dentro das 6 categorias (Tabela 1), ou seja procuram identificar se a lesão se dá na no neurônio sensitivo ou motor (neuronopatia), no trajeto do nervo, na junção neuromuscular ou no músculo (figura 3).

O exame de eletroneuromiografia — mais conhecido por exame de eletromiografia — permite, através da análise da atividade elétrica dos músculos, diagnosticar doenças do músculo e da parte do sistema nervoso periférico que controla os músculos.

A eletromiografia é usada para avaliar o escopo de doenças ou traumas, bem como um instrumento cinesiológico para estudar a função neuromuscular. A EMG cinesiológica, tem como objetivo examinar a função e/ou desempenho muscular durante a realização de tarefas propositais específicas, ou regimes terapêuticos.

Eletrodos são colocados sobre a pele na região dos nervos de interesse no membro inferior. O estimulador é colocado distante desses eletrodos e dispara um pequeno estímulo elétrico ("choque") O nervo capta o estímulo que percorre todo seu trajeto.

Pode ser realizada em membros superiores (MMSS), membros inferiores (MMII) ou nos quatro membros, dependendo da investigação clínica. O exame consiste em avaliar o registro da atividade funcional dos nervos e músculos e é composto por duas etapas: estudo da condução nervosa sensitiva e motora e a eletromiografia.

O exame de eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico altamente especializado que avalia o sistema nervoso periférico e o sistema muscular. A eletroneuromiografia é realizada pelo médico neurofisiologista, um neurologista especialista em exames complementares para estudo do funcionamento do sistema nervoso.

O que é o exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores (ENMG MMII)? O exame de eletroneuromiografia (ENMG) de membros inferiores (MMII) é o o exame que avalia os nervos das coxas, pernas, pés e coluna lombar. A eletroneuromiografia de membros inferiores é um exame neurofisiológico especializado.

O marcapasso atrapalha na realização da eletroneuromiografia? Esse exame possui como contraindicação o uso de marcapasso porque alguns pontos de estímulo podem inibir ou reverter o ritmo já programado do dispositivo.

O exame é feito por um médico neurofisiologista clínico, que avalia a condução nervosa e a atividade muscular por meio de estímulos elétricos. Os eletrodos são colocados na pele do paciente e registram a atividade elétrica em diversos músculos e nervos.

O exame adequado para visualizar os nervos espinhais é uma ressonância magnética. Em alguns casos, um procedimento chamado estudo eletrodiagnóstico, ou eletroneuromiografia (EMG), pode ajudar os médicos a identificar o nervo afetado.