Quais os requisitos para ser sacerdote no Antigo Testamento?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

São necessários anos de estudo para ser ordenado padre. Os requisitos podem variar de acordo com os preceitos de cada comunidade cristã. Geralmente, quem quer virar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia. A rotina de um padre é muito diferente do dia a dia das profissões mais conhecidas.

[ Religião ] Pessoa que fazia sacrifícios às divindades.

19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou quebrada a mão, 20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo mutilado.

A princípio, antes dos 30 anos e após os 50 anos os levitas não poderiam exercer o ministério. Isso mudou de acordo com as necessidades, passando a serem contados a partir dos 25 anos (Números 8:24) e, posteriormente, a partir dos 20 anos de idade (1 Crônicas 23:24-27; 2 Crônicas 31:17; Esdras 3:8).

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Sacerdote. Um rapaz digno pode ser ordenado sacerdote quando tiver 16 anos de idade ou mais. Os sacerdotes possuem todos os deveres dos ofícios de diácono e mestre e mais alguns (ver D&C 20:46–51). Um sacerdote pode batizar, administrar o sacramento e ordenar outros sacerdotes, mestres e diáconos.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada.

Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente. Sacerdotes são conhecidos desde os primórdios dos tempos e mesmo em sociedades mais primitivas.

Arão foi o primeiro sumo-sacerdote de Israel e o irmão mais velho de Moisés.

Caifás

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).

Os levitas são os sacerdotes de Israel. Esse papel começou com Aarão e seus quatro filhos, enquanto o povo andava pelo deserto. Em seguida a função sacerdotal, visto que eles eram dessa tribo, passou aos levitas.

Isto implica que o homem tem a responsabilidade de interceder em oração por seu lar, dirigir o culto doméstico, instruir a família no conhecimento da Escritura Sagrada e servir de juiz para a aplicação desta em seu lar.

O Sacerdócio de Melquisedeque, que é “segundo a Ordem do Filho de Deus” (D&C 107:3), é o maior deles. Ele “tem o direito de presidir e tem poder e autoridade sobre todos os ofícios da igreja” (D&C 107:8). Também possui “as chaves de todas as bênçãos espirituais da igreja” (D&C 107:18).

Samuel não era sacerdote da linhagem de Arão
Quando a Arca da Aliança foi roubada pelos filisteus, os dois filhos de Eli morreram e Samuel assumiu o ofício de sacerdote, pois o então juiz e sumo sacerdote também faleceu ao saber da notícia da morte dos filhos.