Quais os requisitos da petição inicial do processo de execução?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quais os requisitos da ação de execução?

  • A ação deve ser certa quanto à sua existência. ...
  • Líquida quanto ao valor, que deve ser determinado. ...
  • É exigível quanto ao vencimento, pois não é possível cobrar do devedor uma obrigação que ele ainda possui prazo para cumprir.

A petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação. Art. 284. Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos exigidos nos arts.

Através de uma petição ou pedido que o advogado do credor faz ao magistrado requerendo que o condenado ou executado seja chamado ao processo para cumprir aquilo que restou consagrado no julgamento.

Existem duas fases principais: a Fase Cognitiva e a Fase Executória.

A fase de execução só começa se houver condenação ou acordo não cumprido na fase de conhecimento, em que se discutiu ou não a existência de direitos.

Toda execução tem por base título executivo judicial ou extrajudicial, sendo a execução de título executivo o meio pelo qual se dá efetividade a obrigação existente quando não há seu cumprimento voluntário pelo devedor.

Os componentes de execução são componentes que permitem a execução de uma ruleset pela unidade de execução (XU). Você escolhe entre componentes de execução dependendo da plataforma de implementação e execução de regras, e sobre o padrão de execução.

5. O título executivo, como condição da ação de execução, deve preencher os requisitos da certeza, liquidez e exigibilidade. Ausente quaisquer deles, há nulidade absoluta. E, como se tratam de matérias cognoscíveis de ofício pelo juiz, podem ser alegadas em sede de exceção de pré-executividade.

Em regra, a citação é eletrônica ou por carta. Deve ser feita por mandado, a ser cumprido por oficial de justiça, em determinados casos, como aqueles listados no art. 247 e em outros previstos em lei (inclusive no CPC, como se verá).

- É nula a execução se: I - o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível; II - o executado não for regularmente citado; III - for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.

Há dois ritos para a realizar o cumprimento de sentença ou a execução, a execução dos alimentos pode acontecer pelo rito da penhora (constrição) ou pelo rito da prisão, podendo ainda requerer a expropriação (CPC 528 § 8º e 530), bem como pode pleitear o desconto na folha de pagamento do devedor (CPC 529 e 912).

ACAO DE EXECUCAO. A denominada Ação de Execução é a iniciativa, promovida pelo credor, através de atos processuais legais, para exigência do cumprimento forçado de um direito reconhecido pela legislação vigente ou por decisão judicial.

523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.

Principais Diferenças
Enquanto o Processo de Execução se desenvolve no Livro do Processo de Execução, o cumprimento de sentença encontra-se no Livro I, da Lei Adjetiva Civil. Além disso, a execução de sentença é uma ação autônoma. Isso significa que o cumprimento é feito a partir dos autos da ação do conhecimento.

Ordem de execução ou mandado de cumprimento é a parte do preâmbulo em que se prescreve a força coativa da lei ou decreto.

O processo de conhecimento( cognitivo) visa definir o direito formal, ou seja o An de Beatur a existência da dívida, já o processo de Execução , visa definir o quantum de Beatur ou seja o valor da dívida, que deverá ser satisfeito ao credor.

A diferença entre Ação de Cobrança e Ação de Execução é que na Ação de Cobrança há de se comprovar a existência de dívida, por meio de provas, uma vez que os documentos não são suficientes para se executar a dívida. Por esse motivo, na Ação de Cobrança o processo é mais demorado (procedimento comum).

A execução trabalhista é a fase do processo em que se cumpre a sentença. Ou seja: a parte derrotada precisa pagar o que deve. Essa etapa ocorre depois da condenação, quando as provas já foram analisadas e as testemunhas (se houver), ouvidas.

O exequente entra com o processo, sendo considerado o autor da ação, enquanto que o executado é o réu, ou seja, a parte que está sendo processada.

– excesso de execução ou cumulação indevida de execuções; – retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de execução para entrega de coisa certa; – incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução; – qualquer matéria que lhe seria lícito deduzir como defesa em processo de conhecimento.