Quais os remédios que o hipertenso não pode tomar?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

"A recomendação das autoridades é evitar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (AAS), a aspirina. Em troca, preferir a dipirona e o paracetamol", explicou Urbano.

O anti-inflamatório que tem menor interação na pressão arterial é o NAPROXENO. (500mg de 12/12h é sua forma usual de administração). Existe no mercado uma marca que já associa no mesmo comprimido o NAPROXENO e o protetor gástrico (ESOMEPRAZOL), seu nome é VIMOVO e também deve ser usado de 12/12h.

Sim, TYLENOL® é uma opção segura para tratar dor e febre em pacientes com hipertensão, pois alivia esses sintomas e não compromete o controle da pressão arterial*2,3 ou interfere em certos medicamentos** anti-hipertensivos.

São considerados limites normais quando a Pressão Arterial Sistólica está abaixo de 130 mmHg e a Pressão Arterial Diastólica está abaixo de 85 mmHg. Níveis de pressão de 140x90mmHg ou superiores são considerados elevados e constituem a Hipertensão Arterial. Quem pode ser hipertenso?

Geralmente, a pressão sanguínea diminui durante a noite, um fenômeno chamado inversão. Em algumas pessoas, no entanto, especialmente as hipertensas, a pressão noturna pode se manter ou aumentar, quando ocorre a inversão reversa.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

Não faz mal tomar a dipirona quando a pressão está alta. Na verdade a dipirona em si não baixa a pressão, o que ocorre muitas vezes é que o paciente está com dor e a dor eleva a pressão. Quando tomamos a dipirona, melhora a dor e consequentemente a pressão diminui.

O uso de Torsilax (carisoprodol + diclofenaco sódico + paracetamol + cafeína) em pacientes que possuem pressão alta “controlada” pode ser feito desde que com acompanhamento médico.

O uso regular de AINEs pode levar ao aumento da pressão arterial em pacientes normotensos ou hipertensos, sob tratamento ou não. O mecanismo no qual isto acontece ainda é desconhecido, mas pode estar relacionado com a inibição da síntese das prostaglandinas.

Um anti-inflamatório vai impedir a formação de prostaglandina. Desta forma, há ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, aumentando sua pressão arterial.

1 - Diuréticos
Existem várias classes de diuréticos, sendo que os principais remédios indicados pelos médicos são clortalidona, hidroclorotiazida, indapamida, furosemida, bumetanida, espironolactona ou amilorida.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
O problema quanto ao consumo do café e da cafeína, na verdade, está no exagero. A ingestão moderada de café, por exemplo, com duas a três xícaras diárias, não interfere nos níveis pressóricos de modo significativo.

Quais os sintomas da pressão alta? Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Um detalhe que requer alerta é que a hipertensão geralmente é silenciosa.

Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.