Quais os remédios que fazem mal para o fígado?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Be, qualquer anti-inflamatório (ibuprofeno, naproxeno) pode causar lesão hepática, embora seja muito raro.

  • Mas o diclofenaco é o anti-inflamatório com maior risco.
  • Mas a A carbamazepina e a lamotrigina também podem causar lesão hepática, bem mais raramente.

“Cerca de 30 a 35% dos pacientes com Covid-19 desenvolvem hepatite ou lesões hepáticas, e o paracetamol é hepatotóxico — ou seja, pode ser prejudicial ao fígado se usado de forma incorreta. Eu indico mais aos meus pacientes o uso do ibuprofeno e da dipirona, que são mais seguros e combatem a dor e a febre”, explica.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RR), Adônis Motta, o uso contínuo dos remédios mais populares, como anti-inflamatórios e analgésicos, afetam drasticamente os rins e o fígado, podendo fazê-los perder completamente sua função no organismo.

A dipirona não deve ser reintroduzida em pacientes que apresentaram um episódio de lesão hepática durante o tratamento com dipirona, para o qual nenhuma outra causa de lesão hepática tenha sido determinada.

O consumo excessivo de álcool contribui para a elevação de gordura no fígado. A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Metionina e colina, componentes ativos de Xantinon®, são nutrientes considerados essenciais para várias funções do organismo, principalmente para o metabolismo de gorduras (lipídios) e proteínas no fígado.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

vitamina C

Estudos mostram que alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes podem ser recomendados para manter a saúde hepática em dia. Por isso, podemos citar a vitamina C e a vitamina E como bons nutrientes para o fígado7 8.

Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

O consumo de café foi associado a níveis mais baixos de enzimas hepáticas, principalmente em pacientes com alto risco de doenças hepáticas como sobrepeso, diabéticos e portadores de hepatites virais. Os estudos relacionando hepatite B e o consumo do café são ainda limitados.

Chá de alcachofra
Além disso, a planta possui propriedades anti-inflamatórias que previnem doenças crônicas – como a hepatite crônica –, além de ajudar na prevenção de doenças no fígado. O chá de alcachofra é uma ótima opção para limpar o fígado.

Os sintomas da hepatite medicamentosa surgem de forma repentina após a toma do medicamento, através de: - Febre baixa; - Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos; - Coceira pelo corpo; - Dor no lado direito do abdômen; - Náuseas; - Vômitos; - Mal-estar; - Urina escura como cor de coca-cola; - Fezes de cor ...

Para a cólica no fígado, especificamente, a administração de antiespasmódicos é uma boa opção para a conter as dores na região da barriga. O Buscopan gotas (caixinha verde), por exemplo, controla os espasmos que geram dor e desconforto abdominal, o que gera alívio rápido e prolongado.

Deve ser considerada, também, uma possível insuficiência na função dos rins e do fígado. Dorflex deve ser utilizado com cautela em pacientes com os seguintes distúrbios do coração: taquicardia, arritmias cardíacas, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca.