Quais os reflexos do Movimento de reconceituação na prática profissional na contemporaneidade?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O Movimento de Reconceituação vem reformular a prática dos assistentes sociais, sugerindo uma prática sistemática e científica, tornando-se o ponto de partida para um Serviço Social crítico, a qual tem grande influência no exercício profissional na contemporaneidade.

A relação entre o Movimento de Reconceituação do serviço social brasileiro e a ditadura civil militar, sugere que o regime militar não derrubou ou, deslegitimou as formas profissionais consagradas e vigentes na sua emersão e consolidação de raiz conservadora, empiricista e pragmatista (IAMAMOTO, Page 5 5 Anais do 16º ...

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que propôs a ruptura com o Serviço Social Tradicional e formulou a crítica aos limites do desenvolvimentismo, e almejou a construção de um novo perfil profissional crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

José Paulo Netto em Ditadura e Serviço Social (2007), o qual interpreta o referido movimento de reconceituação por meio de três vertentes teóricas, quais sejam: modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura.

reconceituação do serviço social como um movimento, que tem se caracterizado, para muitos de nós, como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social e de construção de um paradigma questionador e crítico da ordem dominante, expresso de distintas formas, como: “ ...

1965

Resumo: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

Tal processo se dá em três direções: perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e ruptura com o Serviço Social “tradicional”.

O Movimento de Reconceituação no Brasil: o projeto profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais (1964-1980).

Respalda-se que o Projeto Ético Politico possui três pilares, sendo: a Lei de diretrizes e bases, o Código de ética de 1993 e a Lei de regulamentação da profissão.

Funcionalista, marxismo e neotomismo.

Naquela Escola foi formulado o conhecido “Método Belo Horizonte”, expressão do Movimento de Reconceituação latino- americano na particularidade brasileira.

(IAMAMOTO; 1995). Autores identificam cinco enfoques diferentes no movimento de reconceituação: Científico, técnico-metodológico, ideológico-político, ciência do cotidiano e luta pela profissionalização.

É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se inicia em plena ditadura militar brasileira. d) É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se inicia em 1965.

Alternativas: a)É correto afirmar que a fenomenologia esteve presente junto a perspectiva modernizadora no Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro.