Quais os quatro fatores que alteram o tamanho da população?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Determinantes do tamanho populacional

  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.

4.1. Tamanho Populacional. As populações possuem características próprias e mensuráveis, como por exemplo, taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço (a emigração e imigração).

São eles a taxa de mortalidade, taxa de natalidade e o saldo migratório.

Resposta: O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

Por meio das taxas de natalidade e de mortalidade, é possível calcular o crescimento vegetativo de uma população. Também chamado de crescimento natural, representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano.

Fatores reguladores de tamanho populacional são eventos e fatores bióticos e/ou abióticos que têm a capacidade de influenciar no desenvolvimento das populações, implicando em sua morte ou equilíbrio de reprodução.

A privação de um recurso necessário regulará o tamanho da população, quando a população excede a capacidade de suporte do ambiente, não há recursos para todos os indivíduos da população e esses competem entre eles, logo, a taxa de natalidade diminuirá e a de mortalidade aumentará fazendo com que o crescimento da ...

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Causas dessa redução da população
O aumento do nível educacional e o melhor acesso aos cuidados e às práticas contraceptivas também influenciam o fato de as famílias terem menos filhos. Por último, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acentuou a tendência de queda do número de nascimentos.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

Fatores Econômicos
As atividades econômicas são bastante diversificadas quanto às formas de produção, à natureza e à finalidade dos produtos. Em função desses fatores, as atividades econômicas acarretam maior ou menor concentração populacional, já que as pessoas migram em busca de renda.

A Ásia concentra 59,5% de toda a população mundial.
Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta.

A população mundial cresceu de forma exagerada nos últimos 200 anos, atingindo a marca de 7,8 bilhões em 2020 e podendo atingir 8,5 bilhões em 2030. A população mundial atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas em 1800.

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

a China é o país

Com 1,412 bilhões de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. Em termos de população, o Brasil está no 6º lugar. Com uma área de 8,52 milhões de km², o Brasil ocupa inclusive o 5º lugar em uma comparação global. O Portugal muito menor está em 112º lugar.